terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi). Jesus revelou o desejo da Festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o “Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado”. Esta festa foi celebrada pela primeira vez na França, em 20 de outubro de 1672.

Vejamos o que nos diz o nosso querido Papa:
“Celebramos hoje a solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, devoção profundamente radicada no povo cristão. Na linguagem bíblica o «coração» indica o centro da pessoa, a sede dos seus sentimentos e das suas intenções. No coração do Redentor nós adoramos o amor de Deus pela humanidade, a sua vontade de salvação universal, a sua misericórdia infinita.
Portanto, prestar culto ao Sagrado Coração de Cristo significa adorar aquele Coração que, depois de nos ter amado até ao fim, foi trespassado por uma lança e do alto da Cruz derramou sangue e água, fonte inexaurível de vida nova. […]
O coração que mais se assemelha ao coração de Cristo é sem dúvida o de Maria, sua Mãe Imaculada, e precisamente por isso a liturgia os indica juntos à nossa veneração. Respondendo ao convite feito pela Virgem de Fátima, confiamos ao seu Coração Imaculado, que ontem contemplámos de modo particular, o mundo inteiro, para que experimente o amor misericordioso de Deus e conheça a paz verdadeira.”
Bento XVI, Angelus de Domingo, 5 de Junho de 2005

O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. O Sagrado Coração de Jesus é, portanto, a imagem do imenso amor de Jesus por cada um de nós, a fonte do amor infinito de Deus, a fonte da qual brota a água do Espírito, a verdadeira terra prometida e o verdadeiro paraíso.Aprendamos com o Coração de Jesus que apresenta a si mesmo como mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11, 29), rezando para que entre os homens haja mais fé, amor, perdão, compreensão, respeito, afeto, justiça, paz, união e alegria.
“Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!”
“Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!”

Sugestão de atividades com os catequizandos após a reflexão:
1. Para que os catequizandoss decorem uma das jaculatórias, escreva a frase no quadro e vá apagando as palavras , fazendo com que elas repitam toda a frase cada vez que uma palavra é retirada.
2. Recortar dois corações em cartolina vermelha a partir de um quadrado de 10 cm de lado. Colar as laterais, deixando aberta a parte de cima. Decorar a parte da frente com desenhos, adesivos do Coração de Jesus etc.
3. Escrever em pequenos papéis todos os Dons que só o Coração de Jesus pode nos oferecer: amor, mansidão, humildade, bondade etc.
4. Ao terminar, fazer a oferta desse coração a um amigo ou, numa pequena celebração, ofertá-lo ao Coração de Jesus.

Um comentário:

  1. Gostei! Simples e bonito. Vou usar a idéia no encontro com meu grupinho. Parabéns!

    ResponderExcluir