terça-feira, 9 de agosto de 2011


No mês de agosto, a segunda semana é dedicada à vocação da Família, instituição criada por Deus. Lembremos as palavras do nosso querido Beato João Paulo II: “A oração faz com que o Filho de Deus habite no meio de nós: “Onde estiverem reunidos, em meu nome, dois ou três, eu estou no meio deles.”(Mt 28,20). Esta Carta às Famílias quer ser sobretudo uma súplica dirigida a Cristo, para que permaneça em cada família humana; uma súplica feita a ele, através da família restrita dos pais e filhos, para que habite na grande família das nações, a fim de que todos, junto com ele, possamos dizer com verdade: “Pai nosso”! É preciso que a oração se torne o elemento predominante do Ano da Família na Igreja: oração da família, oração pela família, oração com a família.” (Carta às Famílias- João Paulo II)
Sugestão de atividade
Material: 1 santinho, uma gravura de Jesus para cada catequizando, 1 folha de papel ofício, lápis de cor, cola. Mesa preparada para pequena celebração.
Passo-a-passo:
1. Entregue, aos catequizandos, um desenho de casa numa folha do papel oficio.
2. Peça que os catequizandos desenhem, dentro dela, as suas famílias, mas que deixem espaço reservado para mais uma pessoa muito importante que vai chegar (não deixe que vejam a gravura de Jesus).
3. Incentivem para que pintem com capricho o telhado e as pessoas da família.
4. Ao terminarem, apresente Jesus como o amigo que apenas espera um convite nosso para entrar na nossa casa e fazer parte da nossa família. Ele é o amigo de todas as horas, tristes e alegres, nosso companheiro para toda a vida. Cada um vai colar a gravura de Jesus no espaço que reservou.
5. Para terminar, acenda a vela, peça que cada um coloque o seu trabalho sobre a mesa e faça uma pequena celebração com um canto e orações por aquelas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário