segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sugestão de atividade para o mês da Bíblia


Queridos catequistas da Iniciação Cristã,
“A Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho; e do Evangelho tira, sem cessar, orientação para o seu caminho. Temos aqui uma advertência que cada cristão deve acolher e aplicar a si mesmo: só quem se coloca primeiro à escuta da Palavra é que pode depois tornar-se seu anunciador.” (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini 51)
“Quanto mais soubermos nos colocar à disposição da Palavra divina, tanto mais poderemos constatar como o mistério de Pentecostes se realiza ainda hoje na Igreja de Deus.” (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini 123).
“Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida. Desta forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à Palavra do Senhor, que permanece eternamente” (cf 1Pd 1,25; Is 40,8). (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini 124)


Sugestão de atividade para o mês da Bíblia

A Festa da Palavra : Falai, Senhor, que a vossa Igreja vos escuta.
Boa atividade para ser feita com todos os segmentos da iniciação cristã., numa reunião de pais, por exemplo. Dividir os livros do Antigo e do Novo Testamento com os grupos de catequese (infantil, adolescentes, jovens). Escolher as citações e escrever nos envelopes na parte do meio.
Como fazer os envelopes: (auxiliar os menores apenas na hora de dividir a folha em três partes).
1. Usando papel ofício de várias cores o trabalho fica mais bonito.
2. Para fazer o envelope, usaremos a metade de uma folha de papel ofício, isto é, um retângulo de 15cm x 21 cm.
3. Dividir o lado maior do retângulo em três partes e vincar com auxílio de uma régua.
4. Dobrar no formato de um envelope, sem colar as laterais.
5. Fazer algumas dobras pequenas na parte que corresponde à frente do envelope (como um origami) e, se quiser, aplicar um adesivo ou colar um coração, por exemplo, para fechar.
6. Escrever a citação bíblica escolhida.
7. Escrever o próprio nome, o nome do catequista e a paróquia.
Dirigente: Todos de pé para recebermos a Palavra do Senhor. A Bíblia é levada ao altar pelos catequizandos e colocada em local de destaque ao som de um canto.
Narrativa da Parábola do Semeador: Lc 4, 3-9
Semeadores: Terminada a narrativa, saem os catequizandos oferecendo aos pais os envelopes que prepararam. Escolher um canto apropriado para o momento. Terminando, voltam aos seus lugares e faz-se um momento de silêncio para que a comunidade reflita sobre a palavra que recebeu. Nesse momento, pode haver uma partilha entre os pais e os catequizandos.
Sucesso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário