terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como fazer da catequese um espaço para preparar o Advento com as famílias?



Querido Catequista da Iniciação Cristã,
Está chegando o tempo do Advento!
“Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, filho da jumenta. Ele anunciará a paz às nações. O seu domínio irá de mar a mar e do Rio às extremidades da terra.” (Zac 9,9-10)

O Advento é um tempo de preparação para a celebração do Natal, onde celebramos o próprio Deus que vem ao nosso encontro e aqui estabelece a sua morada. Portanto, é tempo de prepararmos os nossos corações, porque a manjedoura para acolher o nosso Salvador deve ser o coração convertido daqueles que o amam.

Como fazer da catequese um espaço para preparar o Advento com as famílias?

Uma excelente idéia é através da visitação às famílias dos nossos catequizandos, como sinal de amizade, de solidariedade, de encontro, de diálogo. Numa sociedade tão individualista como a que vivemos, é necessário buscar meios para que as pessoas se sintam mais próximas, mais acolhidas e amadas. Somos a voz, os braços e o coração do próprio Cristo quando visitamos as famílias que o Senhor nos confiou.

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus visitou seu povo com atitudes de misericórdia, de acolhida, de amor, de ajuda. Jesus não esperou que o procurassem, foi ao encontro de todos de forma incondicional: dos pecadores, dos doentes, dos famintos e a todos acolheu com amor e nos ensina a fazer o mesmo. A visita é sempre sinal de graça, de dom, de presença como a visita do Anjo Gabriel à Maria e a visita de Maria à Isabel.

Então, como fazer da nossa catequese um meio para visitar as famílias nesse Advento?
- Aproveitar a novena de Natal da Arquidiocese ou algum momento importante, que pode ser de alegria ou de dor.
- Promover visitas levando imagens que permaneçam na casa por um período. Podem ser as figuras do presépio.
- Preparar com as crianças cartões com mensagens para as famílias.
- Aproveitar a oportunidade para divulgar os eventos da paróquia: horário das missas e de atendimento, dos grupos de oração, jornais da paróquia e da Arquidiocese.
- Recolher alimento para uma família carente.

A visita permite maior conhecimento da realidade das pessoas; aprende-se a perceber e acolher as diferenças; ajuda no crescimento do espírito comunitário da catequese. Que a Virgem de Belém nos ajude nesta tarefa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário