quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os Símbolos do Natal



A definição da palavra “símbolo” (symbolom – unir duas partes de um objeto que anteriormente foi partido) desafia-nos a criar o hábito de olharmos além das aparências para captar a sua riqueza significativa.

O símbolo tem a ver com um objeto que adquire o significado de uma realidade transcendente, é um objeto carregado de significação invisível e de dimensão espiritual.

Vejam o que disse o Papa Bento XVI, quando ainda era Cardeal: “Tão violentamente penetra o mundo visível em nós através de cartazes, do rádio, da televisão, da propaganda e demais fenômenos da vida diária, que somos induzidos a pensar que só existe ele. Entretanto, o invisível é, na verdade, mais excelso e possui mais valor que todo o visível. Uma só alma é, segundo a soberba expressão de Pascal, mais valiosa que o universo visível. Mas, para percebê-lo de forma viva, é preciso converter-se, transformar-se interiormente, vencer a ilusão do visível e fazer-se sensível, afinar o ouvido e o espírito para perceber o invisível. Aceitar esta realidade é mais importante que tudo o que, dia após dia, se projeta violentamente sobre nós.”

Hoje vivemos no mundo dos espetáculos, das luzes, dos refletores, da fama, tudo que afasta o homem do seu interior. E o nosso Natal, então, no que foi transformado? Fujamos dos natais dos Shoppings, das fábricas de chocolates, dos bichos de pelúcia que nada têm a ver com o nosso Natal. É urgente resignificar os símbolos da nossa fé. Busquemos a simplicidade dos nossos presépios, a confecção dos símbolos natalinos - os verdadeiros - que fazem parte da nossa cultura cristã, feitos com materiais simples, recicláveis. O fundamental é que os nossos catequizandos vejam Jesus em cada manifestação do Natal.

Que tal caprichar num dos símbolos mais simpáticos do nosso Natal? Podemos enfeitar a mesa, dar de presente e ainda passarmos bons momentos pensando na alegria de quem vai recebê-la.

Vamos, então, ao passo-a-passo para fazer a nossa Árvore de Natal.

Material: 1 garrafinha de iogurte de 180g ou tubo de papel higiênico / cartolina verde / papel dourado ou prateado de embalagens / cola / tesoura / barbante / pedaço de papel crepom marron / cola com purpurina / restos de fita / adesivos de estrelas..

Modo de fazer:
1. Encape a base da garrafinha com o papel marrom.
2. Passe duas ou três voltas do barbante e dê um nó, deixando pequenas pontas. Passe cola com purpurina para dar um ar de festa ao barbante.
3. Faça o molde do cone que completará a árvore da seguinte maneira: dobre ao meio uma folha de papel ofício no sentido horizontal; marque 16cm na dobra e vá subindo com a régua e marcando a mesma medida até chegar à outra extremidade. Agora, una os pontos marcados, arredondando para formar um semicírculo.
4. Corte o molde na cartolina verde e vá enrolando, cuidadosamente, até atingir a forma de um cone com uma abertura na parte de baixo de mais ou menos 7,5 cm de diâmetro. Cole apenas na extremidade.
5. Passe cola na parte superior da garrafinha e encaixe o cone.
6. Agora é usar a sua criatividade para enfeitar com estrelas, laços de fita, etc. Não se esqueça da estrela bem bonita no topo da árvore.

Transeamus usque Bethlehem! Vamos à Belém, Casa do Pão! Eis que o nosso Deus vem até nós!
“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.”
(Documento de Aparecida 29)





Nenhum comentário:

Postar um comentário