segunda-feira, 5 de março de 2012

Sugestão para o tempo da Quaresma com os nossos pequeninos




1. Material: gravura de Jesus; cartolina verde  para que cada criança desenhe e recorte uma folha de palmeira. Para colocar o cabo da folha, faça canudos de jornal enrolando-os bem apertados. Depois, é só prender à folha. Explique que na época de Jesus o povo costumava saudar as  pessoas  importantes acenando com folhas de palmeiras e que Jesus também recebeu essa homenagem. Mas muitas pessoas que naquele momento saudaram o Senhor não eram seus amigos verdadeiros. 

2. Leitura do Evangelho de João 15, 9-14.17. Em silêncio, vamos escutar o que nos ensina Jesus.

3. Reflexão: no texto que acabamos de ouvir, Jesus nos convida a sermos seus amigos. Para isso,  a nossa Igreja nos dá um tempo especial  - os 40 dias da Quaresma - para  prepararmos o nosso coração para a Páscoa de  Jesus. 

4. Conversão: então, como vamos preparar o nosso coração? Se pensarmos um pouquinho veremos que precisamos mudar algumas coisas na nossa vida. O que será que mais  atrapalha a minha  amizade com Jesus?  Que pecados precisam ser arrancados do coração para que possa amar do jeito que Jesus ensinou? (Momento de silêncio)

5. Oração: agora, vamos pedir a Jesus que nos ajude a tirar do coração tudo o que pode afastar do seu amor.

6. Saudação: Para terminar, vamos saudálo com nossas palmas; cantando, queremos mostrar a Ele o quanto nós o amamos.

As palmas poderão ficar guardadas para serem utilizadas outras vezes, especialmente no Domingo de Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário