segunda-feira, 15 de abril de 2013

A beleza e a mensagem dos Brasões Papais


Queridos Catequistas
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16, 18-19)
Creio que a recente eleição do nosso querido Papa Francisco seria uma excelente oportunidade para os nossos catequizandos conhecerem a tradição dos brasões papais. A beleza e a mensagem de cada brasão, suas cores, o lema e os símbolos religiosos, que são escolhidos pelo próprio Pontífice, também devem ser compreendidos e admirados pelos nossos catequizandos.

Sugestão de atividade para adolescentes:

1: Propor uma pesquisa, com apresentação de cartazes, sobre os brasões dos três últimos Papas: beato João Paulo II, Papa emérito Bento XVI e o Papa Francisco, explicando cada símbolo que compõe o brasão.
2: Apresentação dos trabalhos.
3: Criação de um brasão pessoal por cada catequizando, que deverá, no momento da apresentação, justificar a escolha de cada símbolo.
4: É muito importante passar o sentido de que o brasão significa uma proposta da vida de cada um. Uma espécie de “vestir a camisa”, de manifestar seu compromisso cristão, entende?
5: Caso você desenvolva esta atividade, fotografe e envie para o nosso blog: www.iniciacaocristarj.blogspot.com.br . Estamos aguardando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário