segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Gincana Bíblica

Queridos Catequistas da Iniciação Cristã,
“... Desejo uma vez mais exortar todo o Povo de Deus, os Pastores, as pessoas consagradas e os fiéis leigos a empenharem-se para que as Sagradas Escrituras se lhes tornem cada vez mais familiares. Nunca devemos esquecer que, na base de toda espiritualidade cristã autêntica e viva, está a Palavra de Deus anunciada, acolhida, celebrada e meditada na Igreja.” (Bento XVI “Exortação Apostólica Pós-Sinodal – Verbum Domini, sobre a Palavra do Senhor”)
Que o Senhor nos ajude a responder a esse apelo do nosso querido Papa dando testemunho do nosso amor à Palavra de Deus. A Igreja também nos convida a que nos aproximemos cada vez mais da Bíblia através da Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia. Sejamos perseverantes!

Dinâmica: Gincana Bíblica

Poderá ser realizada com a participação de mais de uma turma, tendo os catequistas o cuidado de formar os grupos misturando os participantes para evitar a disputa entre turmas.

Recortar estrelas de cartolina e escrever a pergunta atrás de cada uma.
Prender as estrelas, com uma argolinha de fita adesiva, levemente, para não danificar a estrela ao ser retirada, em uma cartolina ou no quadro. Cantos podem ser escolhidos para acompanhar a dinâmica.

Forme grupos equilibrados. Será sorteado o grupo que começará a responder. Em cada grupo será escolhido o participante que responderá às perguntas após consultar os demais. Este deverá retirar a estrela, ler a pergunta e voltar ao grupo que, então, responderá. Se acertar, permanece com a estrela; caso contrário, será convocado outro grupo. Ganhará o grupo que alcançar mais estrelas.

Avaliação: Ao final, os catequistas que participaram, poderão discutir com o grupo que atitudes ajudaram a conquistar as estrelas e quais as que prejudicaram. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário