segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Parábola: Amor-Perfeito


(Do livro Abrindo caminhos: parábolas e reflexões, de D. Itamar Vian e Fr. Aldo Colombo. São Paulo, Paulinas, 2003).

            Conta-se que um rei, certa manhã, foi ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao cavalheiro que ficava ao lado do portão o que significava aquilo. Descobriu que a árvore estava cansada de viver, porque não era alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não podia produzir uvas, como a videira. A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta nem produzir frutos delicados como o pessegueiro. O gerânio estava agastado porque não era alto e fragrante como o lírio. E o mesmo acontecia com todo o jardim. Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente, como sempre.
            - Muito bem, meu amor-perfeito, alegro-me de encontrar, no meio de tanto desânimo, uma florzinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada.
            - Não, não estou. Eu não sou de muita importância, mas achei que, se no meu lugar, o senhor quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro ou um lírio, teria plantado um deles; mas, sabendo que o senhor queria um amor-perfeito, estou resolvida a ser o melhor amor-perfeito que posso.
            Senhor, eu quero estar onde me queres
            Ser fiel
            E dar frutos para Deus
            Onde tu me puseres

Reflexão
            Deus, ao criar o ser humano, deu a cada um dons diferentes para que fossem colocados a serviço. Não importa a quantidade dos dons de alguém, mas sim o amor com que os desenvolve e os faz frutificar.
            A realização de toda pessoa depende de como ela valoriza a si mesma e aquilo que faz parte de seu ser, e não querer ser igual ao outro e/ou ter o que o outro tem. Por isso, é importante ajudar os catequizandos a valorizarem-se, a descobrirem seus dons, seu potencial e, sobretudo, o amor incondicional que Deus tem para cada uma de suas criaturas, dando-lhes gratuitamente diferentes dons.

Texto
● 1Cor 12 – Um só corpo, muitos membros e cada um com uma função específica, que deve ser colocado a serviço para o bem comum
● 1Cor 13 – Deus deu dons e uma missão diferente para cada pessoa. Porém, se não for realizada com amor e por amor, não tem nenhum valor.

Mensagens da parábola
● Descobrir que cada pessoa tem dons diferentes
● Valorizar-se a partir do que se é e tem
● Ter estima
● Ter a capacidade de perceber no outro seus dons e valorizá-los
● Deus fez cada pessoa única, preciosa e rica de dons
● Muitas vezes, a confiança, o respeito e a admiração que manifestamos aos outros faz com que superem a imagem negativa que têm de si próprios

Livro Catequese criativa - Paulinas
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário