terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Pão da Vocação



Agosto é o mês das vocações e para ajudar os catequistas a abordarem esse tema com os catequizandos, apresentamos a sugestão de uma dinâmica que chamamos de “O Pão da Vocação”.

Vamos trabalhar essa dinâmica a partir da leitura do Evangelho de Mateus 5, 13-16 e também Mt 13, 33. O primeiro trecho fala sobre a vocação maior do cristão: ser sal da terra e luz do mundo; e o segundo trecho fala do Reino, como fermento que é salpicado na massa.

Esse encontro deve ser realizado em local onde se possa instalar um forno elétrico (pequeno) ou que possua um forno a gás, que pode ser ligado com toda a segurança.

Material necessário:

■ Uma forma para assar pães, que caiba no forno que será usado.
■ Uma vasilha para preparar a massa
■ Uma xícara para medir os ingredientes
■ Uma colher de sopa
■ Uma peneira para passar os ingredientes secos
■ Uma vasilha pequena para abrir os ovos
■ Um pincel de cozinha para pincelar os pães.
■ Ingredientes para fazer o pão:
■ 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
■ 4 ovos inteiros e uma gema (para pincelar os pães)
■ 4 colheres (sopa) de açúcar
■ 2 colheres (sopa) de manteiga
■ 2 colheres (sopa) de fermento em pó
■ ½ colher (sopa) de sal
■ Papel toalha ou panos limpos para enxugar as mãos e as vasilhas que serão usadas.

Desenvolvimento da dinâmica:

            Inicie o encontro como de costume, fazendo a oração inicial. Depois, apresente o tema do encontro: VOCAÇÃO. E pergunte aos catequizandos se sabem o que significa e quais as vocações que conhecem.
            Em seguida, fale sobre a primeira vocação que recebemos: VOCAÇÃO A SER PESSOA; isto é de sermos seres humanos que se relacionam com outros seres, numa convivência de amor e de respeito, diferentes uns dos outros, mas cada qual com uma missão específica.
            Nesse momento, reúna todos em torno de uma mesa, na qual estão os ingredientes e diga-lhes que vocês vão fazer o “Pão da Vocação”. Dê a cada um a tarefa de pegar e colocar um ingrediente na massa. Exemplo: quatro são escolhidos para colocar a farinha, sendo que cada um coloca uma xícara e o catequista coloca a meia xícara que falta. Outros quatros vão colocar o açúcar, e assim por diante. MAS AVISE QUE SÓ DEVEM COLOCAR OS INGREDIENTES NA HORA CERTA, QUANDO FOREM CHAMADOS.
Comece então a fazer o pão.

Modo de fazer o pão:
Primeiro unte a forma com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha. Explicando a eles que ali será assado o pão. (Peça a alguém para ajudar a untar e polvilhar a forma)

Chame os catequizandos que foram escolhidos para colocarem os ingredients secos, um de cada vez, seguindo a ordem: Primeiro a farinha, depois o açúcar, que deverão ser peneirados, uma xícara por vez.

Depois que ambos estiverem na vasilha, peneirados, misture os dois e acrescente o sal e o fermento, um de cada vez, salpicando ambos com a peneira.

Misture bem esses ingredientes e faça uma cova no meio deles. Vá acrescentando nessa cova a manteiga picadinha e os ovos (deixando uma gema para o final), um a um, amassando lentamente, à medida que vão sendo colocados, até formar uma massa homogênea. Amasse bem até que a massa solte das mãos.

Quando a massa estiver pronta, forme pequenos pãezinhos, fazendo bolinhas de massa, e coloque na assadeira, pincele cada um deles com a gema de ovo batida e leve para assar, em fogo médio.

Se for possível, tenha à mão mais ½ colher de sopa de manteiga, 1 ovo, 1 xícara de farinha e 1 xícara de açúcar. À parte, misture esses ingredientes, mas não coloque nem sal nem fermento nessa massa. Faça alguns pãezinhos e ponha para assar também.

Os pães devem estar prontos em aproximadamente 30 minutos (dependendo do forno)

Enquanto o pão vai assando, você conversa com os catequizandos, perguntando o que essa tarefa que estão realizando tem a ver com Vocação, valorizando o fato de cada um ser chamado para fazer parte da massa e ser um elemento importante, sem o qual a massa não se tornaria um pão gostoso.

Chame também a atenção para a quantidade de cada ingrediente, deixando que eles percebam que o sal foi o ingrediente colocado em pequena quantidade, mas que essa pequena quantidade é que fará toda a diferença ao acentuar o sabor do pão.

Por fim, chame a atenção para o fato de que o fermento é essencial para fazer a massa crescer.

Talvez, durante o tempo dessa conversa, o pão já esteja pronto e eles possam ver a diferença entre o tamanho do pão com
fermento e do pão sem fermento. Retire os pães do forno, mas não os distribua ainda. Se os pães ainda não estiverem prontos, deixe para mostrar mais tarde.

Após essa conversa, faça a Leitura Orante dos textos do Evangelho que sugerimos. E deixe que meditem sobre o que o texto diz, o que Jesus quis dizer com essas palavras, o que isso significa para nós e o que eles querem dizer a Jesus em resposta.

Depois de concluída a Leitura Orante, convide todos para verem os pães. Primeiro, dê a eles um pedacinho do pão sem fermento e sem sal (talvez esteja duro). Pergunte o que acham dele.

Depois distribua os pães normais e deixe que comam, perguntando qual está melhor.

Conclua mostrando que a VOCAÇÃO de todo cristão é contribuir para dar sabor à vida, com atitudes de paz, de comunhão, de partilha, de amor, para que o Reino de Deus possa crescer e atrair a todos, assim como os pãezinhos, saborosos e apetitosos. O que deve ser atraente é o Reino de Deus que construímos juntos, e não cada um de nós separadamente.

Fonte: universovozes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário