segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A chave do Reino

Esta dinâmica pode ser aplicada em um encontro de catequese de qualquer uma das etapas para adolescentes, jovens e adultos. Também pode ser aplicada em um encontro com os pais.

Como podemos abrir as portas do Reino de Deus?
Se essa pergunta representa o tema do encontro de Catequese, temos uma sugestão de dinâmica que poderá ajudar na compreensão do tema e também na vivência dos valores cristãos, como pede a Catequese de Iniciação Cristã e Catequese Mistagógica.

Material necessário:
Uma chave feita em papel cartão, grande e colorida.
Cartolinas coloridas ou não, cortadas em pedaços do tamanho de uma folha de papel ofício A4. Deve ter o número suficiente para que cada catequizando receba um pedaço.
Lápis e tesouras
Etiquetas colantes grandes

Aplicação da dinâmica:
O/A catequista apresenta a pergunta-tema do encontro para os catequizandos e mostra a eles a chave grande que trouxe. Diz que aquela chave representa uma chave mestra, isto é, uma chave que abre todas as portas de uma casa ou de uma empresa. Essa chave fica nas mãos da pessoa que tem maior confiança do dono do local. Somente ela pode abrir as portas sem a necessidade da chave original, desde o portão.

Distribui as cartolinas entre os catequizandos e pede que cada um desenhe uma chave mestra para si, do tamanho da cartolina que receberam. Depois de desenhadas elas serão recortadas.

Em seguida, convida todos a sentarem tranquilamente e lê primeiro o Evangelho de Marcos 9, 33-37 e depois Mateus 18, 1-5. Ao concluir a leitura, pede aos catequizandos que reflitam em silêncio sobre as palavras de Jesus e o seu significado. Dá-lhes alguns minutos para refletirem.

Então, pergunta-lhes o que as leituras dizem; o que Jesus quer dizer com essas palavras; o que significa tornar-se como uma criança; quais as características de uma criança que a faz ser a maior aos olhos de Deus. Para cada pergunta dá um tempo para o debate e ao chegar à última pergunta, ajuda-os a apontar os verdadeiros valores cristãos: sinceridade, generosidade, humildade, fidelidade, amor incondicional, fé, esperança, etc. Anota cada valor apontado em uma etiqueta que cola na chave do catequista.

Conclui mostrando que são esses valores que formam a chave mestra que abre as portas do Reino de Deus. E pede aos catequizandos que levem as suas chaves para casa e a cada dia, pela manhã peçam a Deus que os ajudem a colocar pelo menos um valor cristão em sua vida; e à noite anotem na própria chave o valor que conseguiu viver naquele dia, agradecendo a Deus por essa graça.

Fonte: http://universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese/index.php/dinamica-a-chave-do-reino/#more-5853

Nenhum comentário:

Postar um comentário