terça-feira, 24 de março de 2015

Refletindo sobre o jejum

Foto: http://www.catequesenanet.com.br/

Material Necessário: Prepare uma mesa bem bonita. Coloque um prato e um talher sobre a mesa. Dentro do prato coloque vários papéis dobrados com situações práticas para vivenciar a Quaresma. Ex: Ajudar um amigo; Não assistir meu programa favorito; Ajudar a mamãe em casa; Perdoar aos que me ofendem; Pedir perdão quando eu estiver errado; etc.

Desenvolvimento: Refletir com os catequizandos: Qual a importância do alimento em nossas vidas? O que acontece com o nosso corpo se nós não nos alimentamos? Será que todas as pessoas têm alimento igualmente para sobreviver? Por que algumas pessoas têm mais e outras menos? Foi a vontade de Deus? De quê costumamos nos alimentar diariamente? Deixar que os catequizandos expressem seus pensamentos por alguns instantes.

Apresentar um cartaz com a frase: “Você é o que você come”. Explicar o sentido desta frase, levando-os a perceber que nós nos alimentamos de outras coisas todos os dias. Perguntar o que eles gostam de fazer todos os dias? Surgirão respostas como: Jogar bola, brincar de vídeo-game, usar internet, etc. Explicar que estas coisas também alimentam a nossa vida e, especialmente nesse tempo de preparação para a Páscoa, Jesus nos pede para fazer jejum. Explicar um pouco sobre o jejum à luz da Palavra de Deus (Sugestão: Mt 6,16-18). Não é fácil fazer jejum, pois as tentações são grandes, até Jesus fez jejum e oração durante toda a Quaresma e foi tentado várias vezes, mas assim como Jesus venceu todas as tentações por amor a nós, também devemos vencer as tentações por amor a Ele.

Mostre o prato para as crianças, dizendo que aqueles papéis representam o alimento. Cada um deve escolher um alimento para fazer o seu jejum, ou seja, durante a semana, o catequizando deve cumprir a missão que estiver no papelzinho que ele escolheu.

Para concluir, explicar que, assim como nosso corpo precisa de alimento para sobreviver, nosso espírito também precisa se alimentar para que nossa fé seja cada dia mais forte. Apresente outro prato com a Bíblia, dizendo que devemos nos alimentar todos os dias da Palavra de Deus para nos manter firmes na fé e no amor a Deus. Neste momento, todos fazem uma oração, de mãos dadas, com a Bíblia no centro do círculo.

Fonte: http://www.jardimdaboanova.com.br/2012/02/dinamica-refletindo-sobre-o-jejum.html
  

Um comentário: