segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Dinâmica de Cristo Rei

Esta dinâmica é para ser aplicada com adolescentes, no encontro de cujo tema seja “Cristo Rei”.

- Peça aos catequizandos que escrevam o nome de alguns reis que eles conheçam, seja pela História, seja pelas notícias de hoje em dia. (Caso eles não tenham muito acesso a informações sobre reis, procure algumas notícias sobre os reis que ainda existem hoje e imprima para levar à Catequese e distribuir entre eles)
- Depois que tiverem escrito os nomes, peça que escrevam o que esses reis fizeram de especial para o seu povo.
- Em seguida peça a cada um que diga o nome dos reis que escreveu e o que ele fez.
- Depois que todos tiverem falado, divida eles em grupos de 5 ou 6 catequizandos e peça que escolham entre todos os feitos de todos os reis escolhidos por seu grupo, qual foi o maior e melhor feito; e depois que digam se escolhem esse para ser o seu rei. Dê apenas 10 minutos para que façam a escolha. Cada grupo só pode escolher um rei.
- Passado esse tempo, chame um representante de cada grupo para apresentar o resultado da escolha em seu grupo. Escreva o nome de cada rei escolhido e seu feito no quadro escolar ou num cartaz, para que todos vejam.
- Depois, faça uma votação na sala para que todos escolham um só rei para representar a turma toda. Pergunte por que escolheram esse rei.
- Em seguida conte a história de Jesus, porém sem dizer que é a história dele, conte como se fosse a história de um rei.

Sugestão de história para contar:

Um Rei pobre.
Era uma vez um rei muito simples, que andava no meio do povo, comia com os pobres, e viva sem nenhum conforto.
Ele era um rei muito sábio justo e bom, que ajudava todas as pessoas e defendia os mais pobres. Por onde ele passava, as pessoas ficavam admiradas com a sua maneira de ser e de viver, pois nem parecia rei e também não parecia ser rico, mas sempre compartilhava o que tinha.
As pessoas gostavam muito dele e logo começaram a segui-lo e a querer estar sempre perto dele, pois ele era diferente dos outros, tratava bem a todas as pessoas, não fazia discriminação, cuidava de quem ficava doente, e sempre dava um jeito de arrumar comida para todo mundo.
Mas, os outros reis dos lugares por onde ele passava, ficaram preocupados que ele fosse lhes tirar do poder, e começaram a persegui-lo. Ele não se importava com isso, pois ele não queria ser rei, ele só queria ajudar a todas as pessoas.
Porém, muitos poderosos tinham inveja dele, pois sabiam que ele era rei e tinham ciúmes por que ele conseguia atrair as pessoas e elas o seguiam por toda parte, então armaram uma trama para que o rei da cidade para onde ele estava indo o prendesse e prendesse também todos os que o seguiam, mas ele ficou sabendo disso e não permitiu que ninguém que o seguia fosse ferido e para salvar todos aqueles que acreditavam nele, ele se entregou, mesmo sabendo que iriam matá-lo.
O tempo passou e todos os que seguiam aquele rei ficaram muito tristes porque pensavam que ele estava morto e nunca mais o veriam. Porém, um dia eles o encontraram novamente, a princípio não acreditavam que fosse ele mesmo, mas depois o reconheceram.
Então, felizes por tê-lo novamente no meio deles, todos fizeram um pacto de jamais deixá-lo, mesmo que fossem perseguidos por isso, pois aquele rei era um rei bom que se preocupava com eles e até dera a própria vida por causa deles.

Conclusão da Dinâmica:
- Ao terminar a história, pergunte a eles qual foi o maior feito desse rei da história. E pergunte se eles trocariam a sua escolha, deixando de lado o rei que haviam escolhido para seguir esse rei da história.
- Depois que tiverem respondido, conte a eles que esse rei da história é Jesus, e que eles podem segui-lo se estiverem dispostos a seguir os seus ensinamentos.

Fonte: http://universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese/index.php/dinamica-para-cristo-rei/#more-9667


Nenhum comentário:

Postar um comentário