quinta-feira, 7 de junho de 2018

Dinâmica do Coração de Jesus

Objetivo: Falar sobre a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que acontece na sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi, mas também pode ser utilizada em outras ocasiões na catequese.

Desenvolvimento:
- Faça um coração grande de cartolina vermelha. Em um dos lados cole uma figura bem bonita do Sagrado Coração de Jesus.

- No verso do coração, coloque pequenos corações de cartolina preta e branca, em quantidade suficiente para toda a turma.

- No início da dinâmica, coloque o coração no centro da turma, sem que eles percebam a figura de Jesus no verso.

- Pedir para cada criança pegar um coração preto e refletir:
O meu coração é parecido com o coração de Jesus?
O que eu faço de errado que deixa o meu coração cheio de pecado, escuro e completamente diferente do coração de Jesus?

- Coloque uma música suave e peça para cada criança rasgar o coração cheio de pecado, pedindo a Jesus: “Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao vosso.”

Se possível, preparar um local para depositar os corações rasgados e queimá-los, explicando que o fogo do Espírito Santo de Deus está transformando todos aqueles corações.

- Pedir para todos fecharem os olhos e pensarem nas coisas boas que devemos fazer para transformar o nosso coração. Enquanto todos estão de olhos fechados, o catequista vira o coração grande, apresentando a figura de Jesus. Ao abrirem os olhos, explicar que, quando enchemos o nosso coração de coisas boas, ele fica semelhante ao coração de Jesus.

Pedir para cada criança escrever no seu coração branco algo que eles fazem que deixa o seu coração mais parecido com o de Jesus. Quando todos terminarem, cada um partilha o que escreveu e cola o seu coração dentro do coração grande.

- Ao final, de mãos dadas, todos rezam a oração do Pai Nosso, pedindo a Jesus que nos ajude a fazer somente as coisas que deixam o nosso coração semelhante ao de Cristo.

Fonte: http://www.jardimdaboanova.com.br/2013/06/dinamica-do-coracao-de-jesus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário