quinta-feira, 30 de maio de 2019

Caixa dos Momentos Preciosos

Sugerimos que esta dinâmica seja feita na reunião de pais. Nossa proposta é que cada família construa uma caixa para armazenar momentos de alegria!

Os bons momentos são para ser recordados, principalmente quando são de alegria! A ideia dessa atividade é ajudar a família a construir uma caixa para guardar e se lembrar desses preciosos momentos.

Antes do dia da reunião:
1. Peça como tarefa alguns dias antes, que cada criança traga de casa uma caixa (de sapatos ou outra similar) para um trabalho que farão no dia da reunião.
2. Frase na folha para os filhos: O QUE MEUS PAIS TEM DE MELHOR
3. Disponibilize papéis coloridos para servirem como moldura dessa ilustração.
4. PREPARE a frase para os pais: O QUE MEU FILHO (a) TEM DE MELHOR, que deverá ser ilustrada em casa, de preferência sem que as crianças vejam. Também separe papéis coloridos para servirem como moldura da ilustração, para os pais que desejarem.
5. Imprima ou escreva numa folha o bilhete abaixo com as instruções de como continuar a dinâmica em casa:

CAIXA DOS MOMENTOS PRECIOSOS
Como fazer:
1. Comecem decorando juntos essa caixa. Coloque um pouco da personalidade, gosto ou estilo de vocês.
2. Coloque a caixa num local visível da casa, assim ficará mais fácil de lembrar desse projeto.
3. Toda vez que alguma coisa boa acontecer com você, não importa quão pequena seja, contanto que tenha feito você sorrir, escreva em um papel porque está FELIZ, dobre-o e coloque na sua caixa presente. Também podem colocar desenhos, fotos e cartões…
4. No último dia da semana, esvazie sua caixinha e veja quantas lembranças e pequenos presentes a vida lhe deu. Agradeça! Faça isso todos os dias! Esperamos que essa atividade proporcione muita alegria e amor à sua família!
Com carinho,
Catequista: …..

COMEÇANDO A DINÂMICA
No dia anterior à reunião:
– Comece a atividade explicando para as crianças que você fará uma dinâmica para os pais na reunião. Para ajudar a criar um “clima”, você pode colocar um fundo musical com músicas que falem sobre pais e filhos.
– Entregue para as crianças o impresso com a frase “O que meus pais tem de melhor…” Comece você mesmo fazendo um relato sobre o que admira e aprendeu com seus pais.
– Estimule os catequizandos a relatar aos colegas o que admiram nos pais.
– Dê um tempo para que os pequenos coloquem seus sentimentos, palavras ou desenhos no papel e deixe-os decorar o seu trabalho como desejarem. Com certeza serão lindos trabalhos!
No dia da reunião:
– Coloque as frases previamente preparadas pelas crianças na lousa (ou em mural bem visível) e as caixas que trouxeram perto, para que no decorrer da reunião desperte a curiosidade dos pais.
– No momento da reunião, peça aos pais observem os trabalhos e tentem identificar qual o desenho da exposição é de seu filho/filha
Peça aos pais que peguem a caixa e o desenho que seu filho/filha deixou para eles.
Será um momento bem emocionante!
– Conte aos pais como foi a criação desse trabalho com as crianças e os valores que você trabalhou com eles durante a atividade.
– Explique porque a caixa foi pedida: para que juntos a família crie uma caixa onde pudesse depositar registros de momentos felizes que viveram juntos!
– Entregue o bilhete impresso com as instruções de como continuar a dinâmica em casa e diga que o primeiro registro a ser colocado na caixa pode ser esse desenho que os filhos deixaram pra eles.
– Entregue aos pais o impresso com a frase “O que meu filho/filha tem de melhor…” e uma folha colorida (para quem desejar) e peça que também façam um trabalho semelhante ao do filho/filha, em casa.
– Combine com os pais uma data para o envio desse trabalho, relatando como foi fazer junto com o(s) filho(s).


Nenhum comentário:

Postar um comentário