quarta-feira, 23 de maio de 2018

Corpus Christi - Deus se faz pão e nos torna irmãos

Objetivo: Compreender a importância da Festa de Corpus Christi. Entender que a Eucaristia é muito importante porque é nela que Jesus está vivo e presente, que foi Jesus que a instituiu, que em todas as Missas, Jesus se torna presente como alimento espiritual.

Inicie o encontro como de costume, invocando a Santíssima Trindade e o Espírito Santo.

Depois façam uma roda e no centro coloque uma mesa coberta por uma toalha branca, um cálice com suco de uva e um pão (destes tipo sovado).

Como introdução do tema faça as seguintes perguntas:
– Vocês conhecem algum alimento que não se compra em lugar nenhum?
– Algum alimento que não envelhece e estraga?

Em seguida, apresente aos catequizandos o preciosíssimo alimento que vem do céu: a Eucaristia Corpo e Sangue de Jesus Cristo (ali representados pelo pão e suco de uva).

E pergunte:
– Quem se lembra da refeição que Jesus fez antes de morrer?

Relembre como e quando a Eucaristia foi instituída.

Fale que a Eucaristia acontece na Missa, na hora da Consagração, onde a hóstia se torna Corpo de Cristo e o vinho o seu Sangue. Que a Eucaristia é o grande milagre de Jesus de ficar em um pedacinho de pão. Que, quem gosta de Jesus e quer ficar sempre com Ele, vai à missa. Pois, é lá que recebemos o pedacinho de pão em que se encontra Jesus, ao qual damos o nome de Hóstia.
E complemente dizendo que eles estão fazendo a catequese para serem cada vez mais amigos de Jesus e assim receber este grande presente.

Fale também sobre a importância da festa que se aproxima: Corpus Christi. Conte um pouco da história da festa, como e quando surgiu.

Em seguida faça com os catequizandos uma pequena celebração com a leitura trecho da Bíblia:
Lc 22,14-20, fazendo os mesmos gestos feitos por Jesus.

E em seguida, partilhe com eles o pão e o suco de uva.

Cantem juntos a música “Meu Deus, foi você…” (inspirado no Salmo 138):

Meu Deus, foi Você Quem me fez assim:
Sou obra, Senhor, do Seu grande amor!
Você me conhece por dentro,
e sabe melhor do que eu quem sou:
Você em mim, eu em Você!
Meu Deus, com Você sou feliz!
Refrão:
Jesus, nossa Luz, Jesus, nosso Pão!
O encontro de amor minh’alma bendiz!
Jesus, nossa Luz, Jesus, nosso Pão,
Meu Deus, com Você sou feliz !
2. Esteja onde eu estiver, Senhor, não posso fugir, nem me esconder…
Você, Seu olhar me alcança,
e sabe a palavra que vou dizer:
Você em mim, eu em Você,
meu Deus, com Você sou feliz !
3. Você é meu Deus, como o puro ar,
envolve meu ser, me cerca de amor !
E como peixinho na água,
me sinto bem dentro, em Você, Senhor !
Você em mim, eu em Você,
meu Deus, com Você sou feliz !
4. Eu quero ficar sempre com Você,
que a vida me deu e cuida de mim…
Não deixe que eu erre o caminho,
Sua mão me conduza até o fim!
Você em mim, eu em Você,
meu Deus, com Você sou feliz!

Termine este encontro com preces espontâneas e as orações do Pai Nosso,  Ave Maria, Santo Anjo.

Fonte: http://soucatequista.com.br/corpus-christi-deus-se-faz-pao-e-nos-torna-irmaos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário