segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia de Ação de Graças


Querido Catequista da Iniciação Cristã,

Nós sabemos o quanto é importante usar a criatividade para tornar os nossos encontros alegres e participativos. É assim, de maneira descontraída e com gostinho de brincadeira, que vamos ajudando a criançada a guardar a Palavra de Deus no seu coraçãozinho e colocá-la em prática. Essa é a nossa missão.

Sugestão

Material:
Potinho de iogurte, caneta hidrocor, cartolina, cola, lápis e tesoura.

Passo-a-passo:
1. Corte um retângulo de cartolina em que cada um possa desenhar, contornando, as duas mãos com os dedos bem juntinhos.
2. Recortar as mãos separadamente.
3. Peça que cada um observe as suas mãos para completar os detalhes das unhas e das articulações.
4. Recortar as bordas salientes do copinho de iogurte e forrar com cartolina.

Reflexão:
Como trabalhamos com as mãos, podemos aproveitar para comentar a perfeição e a delicadeza dos movimentos das nossas mãos, um presente de Deus para nós. Depois, peça para que movimentem os pés e falem da sua importância. Também são um dom de Deus. E assim vá comentando a perfeição do nosso corpo. Vá conduzindo a conversa com voz cada vez mais suave, pedindo que fechem os olhos, criando um clima de oração e louvor. Fale da natureza, enfim, de toda a Criação, permitindo que eles também agradeçam e louvem a Deus por todas as suas maravilhas. Crie espaços de silêncio para educá-los nos momentos de diálogo com Deus.

Para terminar, explique porque foi criado o Dia de Ação de Graças, um dia muito especial para quem ama a Deus Pai, o nosso Criador. O dia de mostrarmos para o Senhor a nossa gratidão pela sua infinita bondade.

Oração do Pai Nosso

Canto

Terminada a reflexão, volte para as mãozinhas de cartolina. Cada um vai escrever nas costas das mãos, “Obrigado, Senhor!” e nas palmas, os dons que receberam de Deus.

Terminando de escrever, colar as mãos em torno do copinho, colando uma de cada vez na base co copinho e, depois, as pontinhas dos dedos, como se estivessem em oração.

Envie suas sugestões para catequeserj@arquidiocese.org.br
Um abraço grande para todos os catequistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário