segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sugestão de Atividade para o Domingo de Cristo Rei


“Cristo, Rei e Senhor do universo, se fez servidor de todos, não veio “para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate por muitos’. (Mt 20,28) Para o cristão, “reinar é servir”, particularmente “nos pobres e nos sofredores, nos quais a Igreja reconhece a imagem de seu Fundador pobre e sofredor”. O povo de Deus realiza sua “dignidade régia” vivendo em conformidade com esta vocação de servir com Cristo.” (Catecismo da Igreja Católica, 786)

Sugestão de atividade:
1. Reflexão: Conversar com os catequizandos sobre o que significa ser Rei ou Rainha, quais são as suas obrigações para com os seus súditos, que valores devem ser cultivados no seu reinado.

2. Leitura dos textos bíblicos: Lc 23, 35 – 38 e Mc 15, 1-2

3. Diante de um crucifixo ou de uma gravura de Jesus na cruz, refletir sobre a coroa que Jesus recebeu: uma coroa de espinhos, que Ele suportou por amor a nós. E como Jesus nos apresenta o seu Reino? Podemos oferecer a Jesus uma outra coroa?
Sim, quando desejamos, verdadeiramente, que Jesus seja o Rei de nossa vida, amando-o, fazendo sempre a sua vontade e servindo aos irmãos, especialmente os mais sofredores.

4.
Cada um deve fazer uma coroa bem bonita, de papel dourado que pode se enfeitada com purpurina e papéis coloridos. Quando estiver pronta coloquemos a seguinte inscrição: “Jesus é meu Rei”. Terminando, colocar a coroa na cabeça e rezar o Pai Nosso. Pedir que deixem a coroa pertinho da cama para todo dia lembrar de conversar com o Rei Jesus.

5.
Uma outra sugestão é apresentar Jesus em figura para que colem ou pintem uma coroa e escrevam a frase “Jesus é o meu Rei “.

6.
Canto: “O Senhor é Rei”.

Um comentário: