segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ADVENTO: “Preparemos os Caminhos do Senhor”


As quatro semanas do Advento lembram o tempo em que a humanidade esperou pelo Messias e a Sagrada Liturgia nos apresenta, de modo especial nesse tempo, três personagens:

1. ISAÍAS, o Profeta da Esperança: aquele que encarna o desejo da vinda do Messias.“Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito de Yahweh, espírito de sabedoria e de inteligência,espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Yahweh. ( Is 11, 1-2 )

2. JOÃO BATISTA, o Profeta do Altíssimo: aquele que nos convida a preparar os caminhos do Senhor pela penitência. “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor. (Jo 1,21 )

3. MARIA: A Virgem escolhida por Deus. “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. ( Lc1,30-31)

Sugestão para trabalhar o tempo do Advento com os catequizandos:Estamos esperando uma visita muito importante. Como vamos preparar a nossa casa?
Confeccionar um cartaz com o desenho do contorno de uma casa. No espaço interior, desenhar uma janela, uma porta e uma mesa. (um cômodo da casa). Nos espaços da janela e da porta, colar dois pedaços de cartolina em cada um para simular a abertura de ambas.

Em cada encontro enfeitar a sala para a chegada “da visita” importante que estão esperando.

1º encontro – colar um vaso na mesa, para o qual as crianças confeccionaram flores.
“Assim como precisamos cuidar da flor para não morrer, precisamos vigiar e cuidar da nossa fé “

2º encontro – abrir a janela para que apareça o sol, os passarinhos as nuvens, enfeitando a sala.
“Assim como a casa precisa de ar puro e luz, nós também precisamos de luz de Deus para preparar o nosso coração para o Natal.”

3º encontro – cada catequizando confecciona um boneco com um coração bem bonito em destaque e cola na sala. Sobre a mesa, colar o desenho de uma manjedoura.
“Senhor, estamos prontos; quando virás no visitar? Por favor, não demores!

4º encontro Abre-se a porta onde estão José e Maria. Quem eles trouxeram para nós?
O catequista pede a uma criança para tomar Jesus dos braços de Maria e colocar no bercinho que prepararam sobre a mesa.
Todos são convidados a um momento de oração. As crianças poderão fazer suas preces e depois cantar.

Música: “Fica comigo, Jesus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário