terça-feira, 5 de abril de 2011

Dramatização

Atenção catequistas de jovens e adultos, Apresentamos esta dramatização que pode ser feita no tempo da Quaresma e se trata de um diálogo entre Trevas e Luz, e pode ser realizada para incentivar muitos jovens e adultos a participarem do catecumenato em sua paróquia. Com simplicidade e criatividade, podemos passar bonita mensagem. Veja que interessante!

A Luz: - Eu sou a Luz! Sou clara como o sol, transparente, límpida.

Trevas: - Eu sou as Trevas, a sombra, a escuridão! Nasci à noite e na noite eu vivo. Caminho nas sombras para enganar a todos e fazer as minhas conquistas.

Luz: - Pois eu desconheço os olhares falsos, a maldade e habito na pureza do coração das crianças, nas almas simples e pobres. Mas o que desejas aqui, Trevas? Não percebes que estou rezando?

Trevas: (em tom de deboche) - Que lindo! Muito comovente! Continue, por favor. - ” O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? / O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo? / Quando os malvados me atacam para me devorar vivo, / São eles, meus adversários e inimigos, que resvalam e caem.

Trevas: (em tom de deboche) - Maravilhoso! Quero ouvir mais dos teus delírios.

Luz: -“Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração, / Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança.” (Salmo 26,1-3)

Trevas: - Ah! Ah! Ah! Por isso muitos sentem pena de ti, Luz. És muito ingênua. Olha ao teu redor, sua tola; estamos no mundo e precisamos aproveitar os seus prazeres.

Luz: - Sim, é verdade, estamos no mundo, mas lembra-te de que somos cidadãos do Céu, Filhos de Deus, templos do Espírito Santo.

Trevas: - Ah! Ah! Ah! Novamente me fazes rir, sua tola. Mas, como estou me divertindo com as tuas tolices, quero ouvir mais.

Luz: - Sou portadora da paz, da bondade, da mansidão, da felicidade. A minha força está na Verdade e a minha alegra é servir a todos.

Trevas: - Ora, novamente me fazes rir, Luz. Gastas todas as tuas energias para iluminar o caminho dos outros.

Luz: - Sim, para isso estou aqui. Minha missão é servir aos irmãos iluminando cada passo do seu caminho ao encontro do Senhor.

Luz: - Pois eu te digo que estás enganada. Conheço bem o coração humano e sei que nele ocupo um lugar importante. E cada dia, como podes ver pelas noticias dos jornais e da tv, estou conquistando mais espaço.

Luz: - Não, Trevas, tu é que estás enganada! Como pode um cego guiar outro cego? Se os homens tivessem optado por ti, há muito teriam desaparecido da face da terra.

Trevas: - Quanta ignorância! Os homens olham o mundo e sabem que estão vivendo no meio do caos, da mentira, da incerteza. Hoje, o que prevalece é o egoísmo, a corrupção, a fome, a miséria.

Luz: - Não, tu é que estás enganada! Os homens são o reflexo do Amor de Deus e eu posso brotar do seu coração a qualquer instante para que vejam suas boas obras e dêem graças ao Senhor. (Mt 5,16)

Trevas: - Ah, já vejo que não tens boa memória! Será que já esquecestes que uma vez viestes ao mundo e os homens optaram por mim? (Jo 3,10)

Luz: - Reconheço que muitos me recusaram, mas outros me receberam e creram em Mim (Jo 3,11-12). Desde então, permaneço nas almas que me abriram as portas do seu coração.

Trevas: - Ah! Não sei se me fazes rir ou chorar! Mas tenho uma pergunta a fazer: - Tem o teu Salvador um remédio para este mundo de violência, de desigualdades, guerras, de degradação do planeta que o teu Deus criou para o homem?

Luz: - Assim falou Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8, 12)

Trevas: - Chega! Chega! Isso já é muito para a escuridão da minha mente. Não consigo entender, ainda; é demais para mim.

Luz: - Disse Jesus: “Eu vim como luz do mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas.” (Jo 12,46)


Dirigente: Essa também é a nossa história. Vivemos, constantemente, este combate entre luz e trevas. A Quaresma é o tempo propício para refletirmos sobre as escolhas que fazemos e darmos mais um passo em direção à nossa conversão para o bem e a verdade. Cristo, luz do mundo, veio nos mostrar o caminho de uma vida renovada. Você também quer ser um Cristóforo, isto é, um portador da Luz de Cristo na sociedade em que vivemos? Então, procure, em sua paróquia, a iniciação cristã de jovens e adultos que lhe ajudará nesta caminhada de fé e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário