segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARA CELEBRAR A FESTA DE PENTECOSTES


Os catequizandos poderão confeccionar suas tiaras da seguinte maneira:

1. Corte uma tira de cartolina branca de 2 cm de largura e mais ou menos 60 cm de comprimento.

2. Recorte o feitio de uma chama e dê para que cada um pinte a sua, chamando a atenção para a beleza das cores do fogo: amarelo, laranja, vermelho.

3. Dobre a tira de cartolina ao meio, marque e grampeie ou cole a chama.

4. Cada um deverá identificar a sua tiara escrevendo o seu nome.

5. Colocar na cabeça, acertar o tamanho e grampear para fechar.

Depois de prontas as tiaras, a catequista poderá ler a narrativa de Pentecostes em Atos 2, 1-11 e fazer a dramatização com as crianças, utilizando as tiaras no momento adequado.

Uma outra idéia interessante, é pedir que os catequizandos escrevam os dons e os frutos do Espírito Santo em pequenos cartões. E, numa reunião de pais, enquanto todos entoam um canto ao Espírito Santo, são distribuídos os cartõezinhos. Esta é uma atividade em que toda a catequese pode participar e é uma surpresa agradável para quem recebe. Ao final da distribuição, pode-se ler a epístola aos Gálatas 5, 22-25 e poderá convidar as pessoas que receberam os cartões a comentar a importância destes frutos e dons em nossa vida.

Nós, do “Catecriando”, várias vezes festejamos Pentecostes assim e sempre percebíamos a alegria da comunidade ao receber um dom ou um fruto.

Feliz Pentecostes para todos!

Um comentário:

  1. Amei essa idéia!Acho que vou fazer com os catequizandos! Ilustra muito bem a vinda do Espírito Santo e a distribuição dos seus dons!
    Obrigada!
    Que Jesus abençoe vcs com o seu amor...
    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir