segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Parábola do Bom Pastor

Queridos catequistas da Iniciação Cristã,

A narração de histórias é sempre envolvida em muita afetividade e é o caminho mais fácil para chegar ao coração dos nossos catequizandos. É através de gestos simples e carinhosos que o catequista consegue a atenção que necessita para falar de Jesus. É quando os olhinhos começam a brilhar e o corações se alegram. A mensagem evangélica é acolhida mais facilmente porque se estabelece uma relação de amor e carinho para com Jesus. A sua emoção, a sua alegria, o seu testemunho e o seu amor a Jesus também transparecem e completam a sua mensagem. Esse é o momento que o Senhor aguarda para fazer parte da vida dos seus pequeninos e ser reconhecido e amado como amigo e companheiro.


“O catequista é um anunciador da Palavra de Deus. Será capaz de narrar com competência as obras do Deus Salvador nas Escrituras, das ações de Jesus Cristo nos Evangelhos e na nossa historia de vida pessoal e da comunidade iluminados pelo Espírito Santo. É importante acentuar a centralidade do mistério pascal em nossa narração. Por isso o catequista adquire gradativamente a capacidade de comunicação e narração procurando conhecer as diferentes linguagens da comunicação.” (3ª Semana Brasileira de Catequese / Iniciação à Vida Cristã)

“A grande preocupação reside na maneira de narrar, para que aquele que catequiza, quem quer que seja, o faça com alegria: tanto mais agradável será a narração, quanto mais puder alegrar-se o catequista.” ( A Instrução dos Catecúmenos / Santo Agostinho)




A Parábola do Bom Pastor


1. Conversa com os catequizandos: Quem conhece os cuidados que requerem a criação de ovelhas sabe que elas são completamente dependentes do pastor. Não são como outros animais como vacas e os cavalos que sabem encontrar o pasto e escolher a comida. As ovelhas são diferentes. Não têm bom faro, não sabem distinguir a erva venenosa do pasto bom e se algum animal feroz se aproxima não conseguem fugir, praticamente se entregam. Dentro do redil, à noite, precisam da segurança da presença do pastor e se adoecem, só o pastor consegue curá-las.

Pois é, foi por isso que Jesus disse: “Eu sou o Bom Pastor”. Narrar a passagem de Jo 10,11-15. Nós somos as suas ovelhinhas e longe dele não somos capazes de escolher o caminho certo nem o melhor alimento; necessitamos dos seus cuidados porque só ao seu lado nos sentimos seguros e encontramos a verdadeira felicidade.


2. Sugestões de atividades:

  • Num mural ou numa cartolina, colar uma gravura de Jesus e, ao seu redor, as ovelhinhas . Cada catequizando prepara a sua ovelhinha, escreve o seu nome e prende pertinho de Jesus.
  • Cortar um retângulo de cartolina de 15x10cm, dobrar ao meio pelo lado maior e riscar o contorno de uma ovelhinha. Recortar ao redor da cabeça, patas e barriga sem atingir a parte que está dobrada que corresponde às costas. Desenhe a carinha e cole pipoca, nó de barbante grosso ou bolinhas de algodão para simular a lã. No pescoço, cole um laço vermelho.
  • Para os pequeninos, deixar um espaço vazio na altura da barriga e escrever: Sou uma ovelhinha de Jesus. Passar um barbante com pequenos nós pelo meio da ovelhinha e pendurar como cordão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário