terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jogo: VIRTUDES x PECADOS



O brincar faz parte da vida da criança. É algo que acontece no seu cotidiano, definindo-se como espontâneo e prazeroso. A criança vive em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem. Através de jogos e brincadeiras desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser uma pessoa capaz de enfrentar desafios e participar da construção de um mundo melhor.

Apresentamos, nesta edição, uma atividade relacionada às virtudes e pecados. Devemos buscar a santidade de vida, e excluir tudo o que é contrário ao amor de Deus, conforme o apóstolo Paulo nos ensina: “Ocupai-vos com tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo que há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor.” (Fl 4,8)

Para o jogo vamos precisar de:
  • Sete placas de cartolina, presas em cordão, para pendurar em cada criança com as virtudes: FÉ – ESPERANÇA – CARIDADE – PRUDÊNCIA – JUSTIÇA – TEMPERANÇA – FORTALEZA.
  • Sete placas com os pecados capitais: SOBERBA – AVAREZA – LUXÚRIA – IRA – GULA – INVEJA – PREGUIÇA.
  • Três escudos como as armas de defesa do cristão: CONFISSÃO – EUCARISTIA – ORAÇÃO.

Objetivo: de forma lúdica, apresentar as armas que dispomos para resistirmos às tentações e combater e os pecados.

Desenvolvimento: do lado esquerdo, em fila, ficam os sete pecados capitais e do outro, também em fila, as sete virtudes, de frente para o pecado que lhe corresponde. As armas se colocam à parte. Entre os adversários há uma linha que não pode ser ultrapassada. Os pecados lutam para trazer as virtudes para o seu lado. Se a virtude estiver a ponto de ser vencida se aproximando do lado dos pecados, entram em ação as armas do cristão ajudando-a a resistir e voltar ao seu lugar. Depois de um tempo, trocar os papéis e continuar com o jogo enquanto interessar à turma. Ao final, refletir sobre o que sentiram nos diversos papéis que representaram.

2 comentários:

  1. Ótima ideia de encontro tudo que procurava. Ideia nota 10. Depois conto como funcionou com minha turma ok?

    ResponderExcluir