segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gincana para o "Dia de Todos os Santos"



Querido Catequista da Iniciação Cristã,

A vida dos santos tem muito a nos ensinar. Eles precisam ser apresentados aos nossos catequizandos como os nossos verdadeiros heróis da fé, da esperança e da caridade. Para isso podemos utilizar uma celebração, a leitura de suas biografias no livro da catequese ou uma gincana, atividade que tanto agrada às crianças, adolescentes, jovens e... até adultos!“Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da Igreja.” (CatIC 828)
Durante a realização da gincana é importante observar o clima de sadia competição. Toda equipe, pela participação, já começa com 100 pontos.
Tarefas entregues previamente para serem apresentadas no dia da gincana. (Total: 500 pontos).
- Apresentar o maior número de santinhos (não vale repetido na equipe) - 50 pontos
- O santinho mais antigo (com data para comprovar) - 50 pontos
- O santo de devoção que está há mais tempo na família (poderá ser levado por alguém da família que poderá contar a história da devoção) - 200 pontos
- Nomes de estados e cidades do Brasil que homenageiam nossos heróis da fé (ganha quem descobrir o maior número.) - 50 pontos
- Frei Galvão é o primeiro santo brasileiro nato. Pesquisar: Com que nome foi canonizado; / O dia da celebração de sua festa; / Que Mosteiro abriga seus restos mortais? ; / Frei Galvão é considerado padroeiro de quem? / Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em que dia? Que mensagem sua vida transmite a nós? - 150 pontos
Tarefas no dia da gincana (Total: 200 pontos)
1. Vale 100 pontos se realizada dentro do tempo previsto: Caracterização do grupo em 10 minutos, no máximo. TNT de tantas cores quantos forem os grupos e tesoura / escolha do nome e do grito de guerra.
2. Vale 50 pontos – (5 minutos) Um envelope para cada grupo com as cores correspondentes. Dentro, o nome de um santo em letras embaralhadas que devem ser colocadas em ordem. O grupo escolhe um membro para participar; se não conseguir, pode pedir ajuda a outra pessoa do grupo.
3. Vale 50 pontos – (5 minutos) Descubra onde está escondido um tesouro da Igreja aqui onde estamos e leia o que está escrito. (O resumo da vida de um santo estará em local que será procurado por um representante de cada equipe. Ao encontrar, deverá ler para o grupo).
4. Perguntas: Vale 20 pontos cada resposta certa – (Total 200 pontos - 2 minutos para responder). O grupo pode indicar quem vai responder, mas dando oportunidade a todos.
As perguntas estarão dentro de uma caixa e devem ser retiradas por quem foi indicado para responder. Abaixo estão algumas sugestões.
a) Cite o nome de 3 santos ou santas mais populares ou mais festejados na nossa cidade?
b) Cite o nome de 3 bairros da cidade que homenageiem santos ou santas.
c) Qual o Santo padroeiro da nossa cidade?
d) O que o grupo sabe sobre o santo(a) padroeiro(a) da paróquia?
e) Qual o nome da santa, que é vovó de Jesus?
f) São Tarcísio é padroeiro dos .........................................................
g) O Arcanjo Gabriel cuja festa é comemorada no dia 29 de setembro, é padroeiro dos car.................
h) Quais os nomes dos santos que escreveram os Evangelhos?
i) Qual o nome do Santo que não fazia parte do grupo de Apóstolos, porém, pela seu encontro pessoal com Jesus e sua missão junto aos povos gentios,é considerado também um grande Apóstolo?
j) A figura do Papai Noel, representa São .........................

Amigo Catequista,
Aqui damos apenas algumas sugestões das tarefas para a gincana, porque sabemos que com a sua criatividade poderá enriquecê-la e fazer da “Festa de Todos os Santos” um sucesso para honra e glória dos nossos heróis do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário