segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dinâmica: “A OUTRA METADE”

(Para grupos de jovens e adultos)



Objetivo: facilitar a comunicação e a integração nos grupos.

Material:  gravuras de pessoas divididas em duas partes (os recortes não devem ser retos).

Desenvolvimento: o coordenador convida os participantes a pegar um pedaço das figuras e procurar o companheiro que está com a outra metade. Uma vez que encontra o companheiro, iniciar uma conversa para se apresentarem, caso não se conheçam, ou trocar opiniões através de uma conversa informal e espontânea.
Em seguida, o diálogo será orientado pelo coordenador, e ainda em duplas, refletirão sobre as seguintes questões:


1. Como é a comunicação entre os jovens ou adultos hoje? Superficial ou profunda?
2. Para vocês, quais são os obstáculos que impedem uma comunicação profunda?
3. O uso de uma linguagem respeitosa é importante? Por quê?

Em seguida, o coordenador organiza um plenário com as respostas às perguntas.


Oração para descobrir o outro
Senhor, ensina-me a ver atrás de cada palavra, um irmão.
Alguém que, às vezes, se esconde com seus sofrimentos e alegrias.
Que não gosta de mostrar-se diante dos outros por timidez ou porque..talvez, se mostrou uma vez e foi o mesmo que nada.
Senhor, ensina-me a descobrir em cada rosto e no fundo de cada olhar, um irmão, semelhante a Ti e, ao mesmo tempo, completamente distinto de todos os outros.
Ajuda-me, Senhor, a tratar cada um ao Teu modo, como fizeste com a samaritana, com Nicodemos, com Pedro, como Tu me tratas.
Eu queria, Senhor, começar hoje mesmo a compreender cada um no seu mundo, com seus ideais, seus sonhos,com suas virtudes e fraquezas.
Ilumina-me, Senhor, para compreender também aqueles dos quais dependo, aqueles que me dirigem, que têm autoridade sobre mim.
Ajuda-me, Senhor, a olhar a todos como Tu olhas. A valorizá-los não só por sua inteligência, fortuna ou talentos, mas sim pela capacidade de amor e de entrega que há em cada um.
Que no “outro” eu possa ver a Ti, Senhor!
SENHOR, QUE EU POSSA TE VER EM CADA IRMÃO! AMÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário