segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dinâmica de Apresentação nos Grupos

Queridos Catequistas,


Nossas paróquias já se preparam para receber novos grupos de catequizandos e, graça a Deus, muito trabalho nos aguarda, mas as palavras de Jesus em Mt 28,20: “Eis que eu estou convosco todos os dias” garantem que, se fizermos a nossa parte bem direitinho, o sucesso do trabalho é garantido.

Então, trazemos uma dinâmica de apresentação nos grupos.

Técnica de Apresentação
1. Começar com um canto ou um jogo para quebrar o gelo e criar um clima de confiança.

2. O passo seguinte será a distribuição de folhas e canetas a cada um para que escrevam com letras grandes e bem legíveis, o seguinte:
· Meu nome é ...
· Atualmente curso ...
· Tenho ... irmãos
· Meu passatempo preferido é...
· Minha comida preferida é ...
· Meu maior sonho é ...
(O coordenador do grupo poderá acrescentar outras informações)

3. Cada um deve prender o papel no peito, com fita adesiva, e passear pela sala deixando que observem o que escreveu e lendo as demais.

4. Depois de um tempo, pedir que busquem alguém com afinidades para formar uma dupla e iniciar um diálogo para se conhecerem melhor.

5. As duplas formadas buscarão mais companheiros que também tenham afinidades com eles para formar um quarteto e seguir conversando.

6. Plenário: cada quarteto se apresentará aos demais para falar sobre o que os uniu. 

7. Para finalizar, o coordenador poderá propor a seguinte reflexão: Quando se reuniram em duplas se interessaram mais em contar coisas ou conhecer os companheiros?

Terminar com uma oração e um canto. 


Na semana que vem, mais sugestões de dinâmicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário