segunda-feira, 26 de março de 2012

Atos de amor a Jesus Crucificado



Observemos o que nos diz Santo Agostinho: “Devemos escolher os fatos bíblicos mais admiráveis, que se ouvem com maior prazer, para apresentá-los como em pergaminhos, desenrolando-os e explicando-os lentamente: não convém subtraí-los imediatamente à vista e sim oferecê-los ao exame e admiração do espírito dos ouvintes.”

            Estas observações do grande mestre de catequese nos alertam para que, ao narrarmos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus aos nossos pequeninos do pré-catecumenato, saibamos enfatizar muito mais o grande amor de Jesus por nós ao entregar sua vida na cruz, do que descrever os sofrimentos.

            De certo modo, a atividade é para a criança o que a meditação é para o adulto. Então, através delas, os catequizandos são capazes de refletir sobre a narrativa que acabaram de ouvir e descobrir as conseqüências para a sua vida cristã.


Atos de amor a Jesus Crucificado

  • Preparar a mesa com um caminho feito várias pedras de papel amassado, que conduzem a uma cruz. Confeccionar corações de papel e deixá-los à parte.
  • Explicar que as pedras representam os sofrimentos que Jesus enfrentou. Mas, nós podemos retirar cada pedrinha deste caminho. Como? Oferecendo-lhe atos de amor. Cada boa ação é uma pedrinha que posso retirar. Dar exemplos: rezar com o coração cheinho de amor a Deus, ajudar os pais, ser bom amigo, etc.
  • Cada criança recebe, então, um coração de papel e apresenta seu compromisso. Conforme vai falando, o catequista substitui as pedras pelos corações.
  • Ao final, cantar: O meu coração é só de Jesus, a minha alegria é a santa cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário