segunda-feira, 16 de abril de 2012

Celebração com os símbolos do Batismo



“Todo o cristão revive a experiência de Maria de Magdala. a primeira que encontrou Jesus ressuscitado na manhã de Páscoa. É um encontro que muda a vida: o encontro como um Homem único, que nos faz sentir toda a bondade e a verdade de Deus, que nos liberta do mal, não de modo superficial e passageiro mas liberta-nos radicalmente, cura-nos completamente e restitui-nos a nossa dignidade.”(Bento XVI)

            O Tempo Pascal é um tempo batismal, por excelência. Que tal organizar uma singela celebração com os Símbolos do Batismo? Providencie, então, Cruz, bacia com água, tigela com óleo, Círio Pascal ou vela grande.

DIRIGENTE: Invoquemos a Santíssima Trindade: Em nome do Pai... O Batismo vale uma vez por todas,  porque imprime um selo espiritual definitivo de pertença a Cristo.
LEITOR 1: Peçamos a Deus que nos torne fiéis à graça batismal, através de uma contínua vida de conversão, dizendo ao final de cada prece:
TODOS: Confirmai-nos, ó Deus, em vosso Espírito!
LEITOR 2: O Batismo desenvolve, em nós, uma relação pessoal com a Santíssima Trindade, através da graça santificante que nos torna participantes da natureza divina.
LEITOR 3: A  graça comporta também os dons do Espírito Santo que nos levam a agir sob sua inspiração.
LEITOR 4: O Batismo apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, membros da Igreja.
DIRIGENTE: O Batismo é um início do caminho de fé que precisa frutificar ao longo de toda a vida.
TODOS: Se formos fiéis a Cristo, a graça recebida no Batismo atua em nós e cresce.
Os leitores se aproximam da mesa e cada um pega um símbolo do batismo.
LEITOR 1: (com a cruz) A cruz é o sinal do cristão, ela nos lembra que Jesus morreu para nos salvar.
LEITOR 2: (com a água) A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus.
LEITOR 3 (com o óleo) O óleo sagrado nos dá força para construirmos um mundo melhor conforme o plano de Deus.
LEITOR 4 (com o Círio) O Círio Pascal representa a luz de Cristo Ressuscitado.
TODOS: Com a graça batismal queremos ser em nossa comunidade, sinal da graça e do amor concreto a Deus, e aos irmãos e irmãs, agindo como verdadeiros cristão, levando ao mundo a salvação e a luz de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário