segunda-feira, 9 de abril de 2012

Feliz Páscoa





            Queridos Catequistas da Iniciação Cristã
            “A vida do homem na terra é milícia.” (Jó 7,1)
            Um grave perigo que corremos em nossa caminhada como cristãos é  o de nos instalarmos. É fácil cair nessa tentação... Portanto, se o chamado do Senhor se tornou algo rotineiro, se já não nos propõe desafios, precisamos dar novo rumo à nossa vida.  
            “Purificai-vos do velho fermento, para serdes massa nova, já que sois sem fermento. Pois o Cristo, nossa Páscoa, Cristo,  foi imolado.” (1Cor 5,7)
            “A linguagem usada pelo Apóstolo, remete-nos para um costume hebraico: na véspera da Páscoa, cada mulher hebréia, obedecendo à prescrição de Ex  12,15, revistava a casa para fazer desaparecer  até o menor fragmento de pão fermentado, para que se pudesse, depois, celebrar a festa unicamente com o pão ázimo. (Algo desse costume, especialmente no campo, também passou para a tradição cristã; havia o costume de fazer a grande limpeza pascal, eliminando tudo que estivesse  roto  ou velho entre as louças  e as outras coisas da casa, de modo que na Páscoa tudo fosse novo e inteiro).
            Assim também, o fiel deve percorrer a casa interior do seu coração, para destruir tudo que pertence ao pecado e à corrupção, podendo assim celebrar a festa. 
            “Todos somos convidados a fazer uma “Limpeza pascal “do coração  se queremos entrar de verdade na luz da Páscoa.” (Raniero  Cantalamessa) 
Uma feliz e santa Páscoa para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário