terça-feira, 15 de maio de 2012

Sugestão para um mural sobre a Ascensão do Senhor


Querido catequista da Iniciação Cristã
Em seu livro “Jesus de Nazaré”, parte II,  nosso querido Papa Bento XVI , cria uma imagem belíssima descrevendo  a  Ascensão do Senhor. Vejamos:

“Voltemos uma vez mais à conclusão do Evangelho de Lucas. Nela se diz que Jesus levou os seus até junto de Betânia. “{...} e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-se ao Céu.”  (24, 50-51). Jesus parte abençoando. Abençoando, parte; e, na bênção, permanece. As suas mãos continuam estendidas sobre este mundo. As mãos de Cristo que abençoam são como um teto que nos protege; mas ao mesmo tempo, são um gesto de abertura que fende o mundo para que o Céu penetre nele e nele possa firmar a sua presença.

No gesto das mãos que abençoam, exprime-se a relação duradoura de Jesus com os discípulos, com o mundo. Ao partir, Ele eleva-nos acima de nós mesmos e abre o mundo a Deus. Por isso os discípulos puderam transbordar de alegria quando voltaram de Betânia para casa.

Na fé, sabemos que Jesus, abençoando, tem as  suas mãos estendidas sobre nós. Tal é a razão permanente da alegria cristã.”





SUGESTÃO PARA UM MURAL SOBRE A ASCENSÃO DO SENHOR

Começamos narrando a passagem bíblica da Ascensão do Senhor  e, depois, passamos ao texto do nosso Papa, enfatizando a imagem de Jesus nos abençoando do Céu.  Dê um tempo para que os catequizandos fechem os olhos e imaginem a cena. Em seguida, pergunte como fariam se tivessem que descrever esta cena através de um mural ou cartaz e vá organizando as idéias que surgirem.

Não se esqueça de que  vai precisar  providenciar o material com antecedência ou, se preferir, combinar  no encontro anterior  o que deverão levar.  Como sugestão para representar os apóstolos,  preparamos um modelo bem simples que poderá ser pintado e nomeado pelos catequizandos e um desenho da Ascensão do Senhor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário