segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Festa do Divino na Iniciação Cristã




“A nossa época difícil tem particular necessidade de oração.” E o Espírito Santo é o dom que vem ao coração do homem ao mesmo tempo que a oração. Na oração ele manifesta-se, antes de mais e acima de tudo, como o dom que vem em auxílio da nossa fraqueza.”(Dominum et Vivificantem – JPII)
Segundo a tradição, a Festa do Divino, que celebra Pentecostes, teve sua origem numa celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336), canonizada com o nome de Santa Isabel Rainha de Portugal, conhecida por seu grande amor aos pobres e pelo milagre dos pães e das rosas. A rainha  mandou construir uma  igreja dedicada ao Espírito Santo e essa devoção  tornou-se uma das mais populares de Portugal, popularizando-se também, séculos depois no Brasil, com a chegada dos  colonizadores.

Sugestão de atividade
            Na festa tradicional, o Imperador, uma criança ou adulto era escolhido para presidir a festa. Havia  a coroação e a confecção de um trono num local de destaque. O Imperador desfilava com seu cortejo.
Na Iniciação Cristã, a cada turma seria pedido um tipo de alimento para os pobres assistidos pela paróquia: uns trariam feijão, outros macarrão, leite em pó etc.
Para arrecadar os recursos para a realização dos  festejos, fazia-se a Folia do Divino: grupos de cantadores visitavam as casas para abençoar as familias e pedir donativos. Levavam  a Bandeira do Divino, ilustrada pela Pomba que simboliza o Espírito Santo, recebida com grande devoção pelos fiéis.
Cada turma da Iniciação Cristã, confeccionaria a sua bandeira do Divino com TNT vermelho, o desenho da pomba (que não pode faltar), e os demais enfeites ficariam por conta da criatividade de cada um. 
No dia da festa, o cortejo seria feito com o desfile de todos os participantes exibindo suas coroas, a apresentação das bandeiras  e o resultado da arrecadação dos alimentos.
Lembrando do conselho de João Paulo II acima citado, devemos aproveitar essas oportunidades para incentivarmos a devoção ao Divino Espírito Santo através de orações, músicas e leitura orante da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário