segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dinâmica: "Entra na roda com a gente..."



“Um autêntico caminho cristão preenche de alegria e esperança o coração e leva o cristão a  anunciar Cristo de maneira constante na própria vida e ambiente.” (DAp  280)

A vida apressada que levamos hoje em dia muitas vezes nos impede de conviver com nossos irmãos de pastoral como gostaríamos. Mas nada que uma dinâmica bem escolhida não possa resolver. As dinâmicas  favorecem a comunicação com o outro e com o grupo, despertam para a solidariedade vivenciando valores de colaboração e ajuda mútua, ajudam a superar bloqueios, barreiras e medos. Provocam abertura, sinceridade, confiança, colaboração e compromisso.


Dinâmica: “Entra na roda com a gente...”

Formação: em roda.
Sugestão de música: pode ser a que dá nome à dinâmica ou à sua escolha (deve ser animada).

Dirigente: Meus irmãos, a correria para cumprir nossos compromissos nos impedem, muitas vezes, de cultivarmos a nossa amizade. Ficamos devendo sorrisos, abraços, desculpas, pedidos de perdão. O tempo passa, algumas mágoas permanecem... mas continuamos não tendo tempo.  E tempo, como sabemos , é questão de prioridade.  Tomemos, então, umas horinhas para acertarmos as contas bem ao gosto de Jesus.

Desenvolvimento: O dirigente explica que para dentro da roda (duas a duas ou mais) irão as pessoas a quem queremos agradecer, pedir perdão etc, mas sem dizer o motivo.
Cantando, de mãos dadas, a roda se move e num determinado momento cessa a música e o movimento.  Quem está dentro da roda sairá depois que a pessoa que a colocou  disser porque foi  escolhida.  E assim, segue a dinâmica.  As pessoas podem ser escolhidas mais de uma vez e o dirigente deve cuidar para que todos participem. Terminamos com uma oração e muitos, muitos  abraços, celebrando o nosso dia e a nossa amizade.

Feliz “Dia do Catequista”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário