terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dinâmica: Um modelo para todos os jovens



Queridos Catequistas
            “Pois, assim como a comunhão entre os cristãos da terra nos aproxima de Cristo, da mesma forma o consórcio com os santos nos une a Cristo, do qual, como de sua fonte e cabeça, promana toda a graça e a vida do próprio Povo de Deus.” (CaIC 957)

            Como nos aproximamos do Dia de Todos os Santos, creio que seria uma boa ideia  tomarmos como exemplo a experiência  de D. Carlos Alberto Navarro, de saudosa memória, oferecendo aos   jovens a oportunidade de conhecer os heróis da nossa fé, tendo em vista a preparação para a JMJRio2013.

            Certa vez D. Carlos, numa reunião de catequistas, contou-nos como se utilizava da vida dos santos para evangelizar os jovens. Ainda sacerdote, como capelão de um colégio, recebia a visita de muitos alunos em busca de aconselhamento e confissões. E, como quase sempre estava em atendimento, os jovens o aguardavam numa sala onde ele, propositadamente deixava sobre mesas e cadeiras, vários livros sobre a vida dos santos. Segundo ele, foi procurado várias vezes para emprestar mais livros e dar informações sobre o que haviam lido. Boa ideia, não?


Dinâmica: Um modelo para todos os jovens

1. Pesquisar a vida de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes.
2. Separar os principais fatos da vida do santo e distribuí-los aos grupos.
3. Sortear as diversas formas de apresentação: dramatização, mímica, cartazes, etc.
4. Apresentação dos trabalhos.
5. Perguntas para reflexão e debate:
  • O que a vida de São Luís Gonzaga nos recorda da nossa própria experiência de fé, por mais simples e breve que ela seja?
  • Como jovem, que decisões difíceis tenho ou tive que tomar na vida?
  • Como desejo e posso doar minha vida de jovem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário