segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A quem Jesus chama?


Prepare uns quadradinhos de papel, 5x5 cm, com folhas de ofício, bem coloridos, de acordo com a quantidade de catequizandos. Bem no centro deles, escreva o nome de cada membro do grupo, incluindo o seu, catequista. Dobre as 4 pontas, formando um X. Os quadradinhos precisam estar com os quatro lados iguais. ("retângulos", não costumam dar muito certo). Prepare um recipiente bem grande, de modo que suporte todos os quadradinhos juntos...

Ambiente: Forre o chão com TNT grande. Em tiras de folha, escreva o nome de cada catequizando e cole-os no chão, um ao lado do outro, formando um círculo, onde eles deverão assentar-se.

No centro, coloque a Bíblia, uma vela acesa e flores para decorar e, ao lado, o recipiente que você já preparou, com água suficiente para fazer os quadradinhos boiarem. Disponibilize uma caixinha para colocar os quadrados com os nomes e o seu fica ao lado da vela.

Inicie este encontro invocando a Santíssima Trindade. Logo depois, reze um Pai Nosso, mesmo sentados, e aproveitando que estão em círculo, de mãos dadas. Explique um pouco sobre o tema do encontro e peça a cada um que leia um trechinho da seguinte passagem Lc 6-13, o qual Jesus chama os doze apóstolos para a missão.
Compartilhe com eles a experiência da leitura e pergunte quem eles acham que é o 13°, 14°, 15°... discípulo de Jesus. Deixá-los falar. E depois pedir que cada um pegue um quadradinho, mas, não abra... Antes, façais a Oração do Espírito Santo, para iluminar a cabecinha de cada um deles, para que assim, eles se conscientizem, da maravilha que é ser chamado a viver uma vida pura, simples, humilde, mas da forma como Jesus quer...

Então peça-os para colocar os papéis na água e pergunte novamente: A quem Jesus chama? Aos poucos os quadradinhos vão se abrindo e os nomes dos catequizandos vão aparecendo. Quanto mais participantes melhor... E colorido também... Pois eles ficam como flores, boiando na água.

Partilhe a experiência vivida e pergunte um a um o que acharam da dinâmica. Depois que falarem, conte como foi o seu chamado e também coloque o seu quadradinho na água... Terminando dizendo que: Assim como aquele papel se abriu, mostrando o seu nome catequista, você também deixou abrir o seu coração para o chamado de Jesus.

Fonte: http://elanycatequista.blogspot.com.br/2010/01/dinamica-quem-jesus-chama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário