terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Em 2014, que Natal queremos celebrar?

 (Indicada para adolescentes, jovens e adultos)

O que vamos precisar?
Presépio, papel pardo ou jornal, pedaços de papel ofício e canetas e uma toalha de mesa. Montar um caminho em direção ao presépio com as folhas de papel pardo ou jornal. Cada pessoa recebe 6 pedaços de papel e  caneta.

Reflexão:
Dirigente: Observemos como hoje o Natal é celebrado. Para quantos o Natal é apenas uma festa agitada com presentes, roupa nova, muita comida e bebida? Será que nós, cristãos, conhecemos e aprofundamos a cada ano a razão dessa celebração ou será que nos deixamos levar pelo Natal que nos oferece o mundo com muitas luzes, muitas cores, muito barulho, mas vazio de significado? Será que o dono da festa ocupa o lugar de honra nos nossos corações, nas nossas famílias?  Façamos um momento de silêncio para refletirmos o que precisa mudar na nossa celebração de Natal.

Vamos, agora, iniciar uma caminhada: vamos rumo à Belém. Lá nos esperam José, Maria e o Menino Deus. Mas, ao longo do caminho, precisamos rezar e fazer algumas trocas. Vamos nos organizar formando pares e começar a caminhada rezando o Pai-Nosso e Ave-Maria (em fila).
Agora, começamos a fazer as nossas trocas (ao longo do caminho, escrever o que for solicitado).

Nesse Natal, quero trocar a correria das compras, pelo (a)...
Nesse Natal, quero trocar o desejo de presentes caros pelo (a)...
Nesse Natal, quero trocar as festas barulhentas, a comida exagerada pelo (a)...
Nesse natal, quero trocar as mágoas, o egoísmo pelo (a)...

Agora, pensando nos amigos que participam desta dinâmica, escreva em cada papel o presente que Jesus escolheu para cada um.    

Vamos formar um círculo e colocar dentro da toalha os presentes que escolhemos para Jesus dar aos nossos amigos. (Duas pessoas se aproximam segurando as pontas da toalha e recolhem os papéis).

Depois, no meio do círculo, estendem bem a toalha e jogam para cima. Cada um pega os dois papéis mais próximos dos seus pés. Em seguida, dizem que presentes receberam de Jesus e partem para os abraços ao som de uma música de Natal. 

Feliz Natal!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário