terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Jesus, a luz do mundo

Material necessário:  a figura de um sol, folhas de sulfite, tesouras e hidrocor (canetinha ou piloto).
(dinâmica a partir de 10 anos).

Desenvolvimento: Divida o grupo em duplas e entregue a cada um uma folha sulfite, tesoura e hidrocor. Peça que cada um desenhe o pé do outro participante no sulfite e recorte. Após recortar o pé pedir que cada um escreva algo que espera (sentimentos, desejos, etc.). Após isso colocar a pegada no chão (não importa a posição).

Peça que os catequizandos observem as pegadas e reflita o texto bíblico: (João 8,12): “Jesus voltou a falar com as pessoas dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará no escuro, mas sim terá a luz da vida.”

(Mostrar o sol para os catequizandos) Falar com os catequizandos: assim como o sol ilumina, dá luz e calor, Jesus é a luz da nossa vida. E no natal Jesus nasceu para trazer luz para o mundo que andava nas trevas. Advento quer dizer chegada: é o tempo em que nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus. É como um caminho que trilhamos durante 4 semanas ao encontro de Jesus que nasce para nos dar a salvação. Este é um tempo em que usamos a cor roxa e no terceiro domingo a cor rosa (explicar o uso das cores), não cantamos o Glória e ficamos vigilantes na expectativa de celebrar o natal. É um tempo que se valoriza a pessoa de Maria, São João Batista e o profeta Isaias. O principal símbolo deste tempo é a coroa do Advento. Este tempo marca o início do ano litúrgico.

Então como vamos viver este belo tempo de nossa Igreja? Será que chegaremos a algum lugar com as pegadas deste jeito? O que devemos fazer para irmos ao encontro de Jesus neste advento? (incentivar os catequizandos a arrumarem as pegadas em direção ao sol e falar que no Advento devemos nos esforçar na nossa preparação: refletindo mais sobre o nascimento de Jesus, participando das novenas, lendo a Palavra, intensificando nossa participação na Igreja).

Advento é um tempo que desperta o sentimento de esperança e expectativa pelo novo que vai chegar. Por isso vamos ler nas pegadas que vão em direção ao sol, que representa Jesus, o que esperamos para este Advento. (ler aquilo que os catequizandos escreveram).

Fonte: http://catequizandoamor.blogspot.com.br/2012/12/advento-sugestoes-de-dinamicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário