terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dinâmica sobre a Fé

Falar sobre Fé, muitas vezes é difícil, pois Fé é algo abstrato, assim como amor e esperança. Só quem recebeu a graça de um desses dons sabe o que é de verdade. Há definições sobre essas palavras no dicionário, mas essas definições não conseguem dar o verdadeiro significado da Fé.

Ter fé é acreditar com convicção e confiança que algo é verdadeiro sem que seja possível qualquer comprovação. Isso significa que a fé é um dom do coração. Não existe nenhum parâmetro para medir a fé que uma pessoa diz ter, pois ela é imensurável, ela existe ou não. Ela é como o fogo de uma vela, que vai aquecer e brilhar enquanto for alimentado pela parafina, porém se a parafina acabar, o fogo vai se extinguir. A fé depende do empenho com que a pessoa a alimenta para que ela continue viva e brilhando cada dia mais para iluminar o seu caminho.

Material necessário:
• Uma velinha votiva pequena
• Uma vela de sete dias (grande)
• Uma pedra de gelo de tamanho grande
• Uma pedra comum de rio
• Uma pedra de cristal brasileiro

Desenvolvimento:
Comece colocando as duas velas na frente das crianças e acendendo as duas. Peça às crianças
que observem as velas, observem a chama de cada uma. Provavelmente, apesar do tamanho diferente, as chamas serão quase iguais, do mesmo tamanho. Diga então que o tamanho da chama não depende do tamanho da vela. Não diga mais nada.

Deixando as velas acesas, comece a desenvolver o tema do encontro: “Fé”. Coloque diante das crianças as pedras de gelo (em um pratinho fundo), de rio e o cristal. Peça a elas que digam o que estão vendo e qual a diferença entre aquelas pedras. Deixe que falem as características de cada uma. Enquanto isso, certamente a pedra de gelo estará derretendo e provavelmente vai tornar-se água. Depois que todos os que quiseram tiverem falado, pergunte o que estão vendo agora nas pedras. Com certeza falarão sobre a pedra de gelo que derreteu. Então mostre a elas que a pedra de gelo não desapareceu, mas apenas tornou-se líquida, sem consistência para uma pedra, enquanto as outras estão exatamente iguais.

Faça então a comparação das pedras com a Fé, dizendo que Deus implanta a Fé no coração de todos, mas que dependendo das condições dos corações ela poderá ser forte como as pedras de rio e de cristal, ou tornar-se sem consistência como o gelo, que só se mantêm como pedra firme se for mantido no congelador. Assim, muitas pessoas só mantêm firme a própria Fé enquanto estão dentro de uma Igreja, mas quando saem para o mundo e enfrentam os problemas, obstáculos ou questionamentos que o mundo faz, essa fé derrete e torna-se sem consistência, está lá, mas não tem mais firmeza, ninguém poderá vê-la, nem sentir a sua força.

Pergunte também a diferença entre as outras duas pedras. Certamente irão falar sobre a beleza e o brilho do cristal, que o torna mais atraente. Então explique que essa diferença também pode ser comparada com a Fé. A Fé firme e consistente também pode ser diferente entre as pessoas, pois uma pessoa a mantêm firme, porém nada faz para que ela se torne mais bela e mais atraente, apenas deixa-se ficar como a pedra do rio. Quanto mais a pessoa procurar amadurecer a sua Fé, pela leitura diária da Palavra de Deus, pela oração e pelo conhecimento dos ensinamentos que o Magistério da Igreja transmite, mais bonita será essa Fé, como um cristal que atrai o olhar de todos.
Neste momento, chame novamente a atenção das crianças para as velas que estão acesas na mesa. A vela votiva deve estar quase no fim, ou até mesmo já ter apagado, enquanto a outra ainda estará acesa. Pergunte a eles porque uma está se apagando (ou se apagou) tão rápido, enquanto a outra se mantêm acesa.
A maioria dirá que é porque uma era grande e a outra pequena. Mas talvez alguns digam que é porque a parafina da pequena acabou. Explique então que a chama do fogo só se apaga quando não há mais combustível para ela. Assim, a vela menor tinha pouco combustível e logo se apagou, enquanto a outra tem mais parafina, que é o combustível da vela, e por isso vai durar uma semana para apagar. Compare essa situação com a Fé. Se não alimentamos a chama da nossa Fé, ela logo se apaga; ela estará lá, mas adormecida. No entanto se alimentamos nossa Fé com a participação nas missas dominicais, participação nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação e com a meditação da Palavra de Deus e a oração cotidiana, ela jamais vai se apagar.

Para concluir o tema do encontro, deve-se fazer a leitura orante do Evangelho de Mt 7, 24-27 (Fundamentos da Fé) e também Mc 11, 22-24 (A oração com Fé), deixando tempo para a reflexão e a ligação com a dinâmica.


Fonte: http://universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese/index.php/dinamica-sobre-a-fe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário