Aproveitando
o lançamento da encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco sobre o meio ambiente,
colocamos esta gincana que pode ser feita por jovens e adultos em favor da
natureza. Nunca é tarde para dar o primeiro passo. (Iniciação Cristã)
1. Atitude é fundamental
Dois
elementos principais: a coletividade e a solidariedade. Uma gincana requer
trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e
participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação,
companheirismo, troca, irmandade.
2. Um espírito diferente
Ter
presente a ideia ou as ideias que irão direcionar o trabalho. Quando for
organizado o conjunto das tarefas deixar bem claro quais são as
atitudes que serão cultivadas. Ressignificar o pensamento que temos sobre
gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores,
pontuações, prêmios, vaias.
3. No lúdico as gerações em
solidariedade
O
que está por trás de tudo isso é a ação coletiva e solidária de uma comunidade
(crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum:
a preservação da obra criada por Deus. Deste modo, preservar a dignidade humana
e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente.
Precisamos “construir um Novo Ser e um Novo Mundo a partir de uma Nova
Relação”. Por isso, existe a orientação para que seja uma gincana que envolva
toda a comunidade, desde a formação das equipes participantes.
4. Agitação também é construção
A correria precisa
ser iniciada em benefício do planeta que começa em nossa própria casa e que se
chama nossa casa. A correria solidária de quem sai do seu mundo e decide
lutar coletivamente. Correria como sinônimo de trabalho muito ativo e não de
algo desordenado. Para essa correria vamos nos organizar e desenvolver a
consciência comunitária e desacomodada. Correria tem tudo a ver com
adolescentes e jovens!
Pontuação de Tarefas
Eliminar
a lógica da competição é uma das ideias! A gincana pode ser montada com esta
ideia/chave. Ex. de pontuação: as equipes recebem sementes que deverão ser
plantadas ao final da gincana.
Exemplo de
Tarefas
1. Montagem
das equipes
2. Escolha
do nome
Critério:
algo ligado ao espírito do gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito,
fraternidade, amizade...) ou relacionado com a biodiversidade da região (nomes
de rios, lagos, parques, animais...).
3. Entrevista
com uma pessoa da comunidade (igreja, escola...) que tenha mais de 60 anos de
idade, perguntando sobre qual a realidade de tudo o que envolvia a água em sua
infância e juventude.
4. Elaboração
e recitação de um poema relacionado ao meio ambiente.
5. Visita
a uma companhia de tratamento de água (que faz a coleta, tratamento e
distribuição) ou algum local onde se faça algum tipo de tratamento da água (ou
o que mais se aproxime disso) e registrar quais são os passos deste processo.
6. Montagem
de uma dramatização a partir de alguma música ou texto que fale sobre a
temática.
7. Criação
de um cartão (tipo postal) com algumas dicas de como usar e economizar água.
Este material deverá ser confeccionado para distribuição na comunidade, nas
escolas, nos estabelecimentos comerciais como forma de divulgar a urgência do
cuidado com a água.
8. Organização
de um projeto de preservação do meio ambiente que possa ser desenvolvido na
escola, bairro, comunidade. No projeto deverá estar previsto como organizar a
coleta e separação do lixo (tipos de lixos – seco, orgânico, metal,
plásticos...), como fazer para evitar a erosão (plantio de árvores...), como
fazer o tratamento da água para evitar doenças e outras formas criativas e
adaptáveis à realidade e que possam contribuir para a qualidade de vida onde se
vive.
9. Realização
de uma visita, com a presença de todas as equipes, a algum manancial com o
objetivo de conhecer e valorizar a água que se tem. Tipos de mananciais:
naturais, fontes, córregos, rios, poços, estação de tratamento, fontes de
captação.
Na
visita aos mananciais procurar responder às questões: de onde vem a água
consumida na comunidade? Qual a situação destes mananciais? O que podemos
aprender fazendo esta ação de visitar?
10. Pesquisar
sobre alguma entidade da região que mantenha projetos ligados às questões
ambientais (água, saneamento, saúde) procurando descobrir:
a) Quais
os objetivos da entidade/do projeto?
b) Quem
pode participar?
c) Quais
os resultados das ações da entidade/do projeto na realidade?
d) Quais
as dificuldades enfrentadas?
e) Como
é trabalhado o papel do poder público nestas questões? Como é vista a
legislação?
f) Qual
o grau de envolvimento e participação de adolescentes e jovens nas ações
desenvolvidas?
g) Outras
questões que sejam importantes.
Instituto de Pastoral de
Juventude
Porto Alegre, RS.
Fonte:
http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/meio-ambiente/gincana-cooperativa-em-defesa-do-meio-ambiente
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