terça-feira, 20 de outubro de 2015

O poço

“Vós sois a luz do mundo. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5, 14a.16)


Objetivo: Proporcionar, por meio de um momento de oração, que o grupo mergulhe no infinito.

Materiais necessários:
Um “poço” (um cesto de lixo bem grande, que deve estar tampado); um círio pascal ou uma vela grande; papel sulfite ou de rascunho; uma vela para cada participante; caneta; pincel atômico; “presente” (caixa de bombom, balas); Bíblia; flores; placas de papelão; uma palavra, por exemplo, JESUS (grande), ou uma mensagem especial.

Orientação:
Deverá ser colocado, com antecedência, ao lado do “poço”, o círio pascal ou a vela grande acesa, e dentro do poço os seguintes símbolos, necessariamente nesta ordem: Bíblia, velas, a palavra (recortada cada letra), o presente, intercalados com papelão.

Desenvolvimento:
Primeiro passo: O catequista distribui uma folha sulfite para cada participante e os convida a desenhar um dos pés.

Segundo passo: Após terem desenhado os pés, deverão escrever o seu nome em qualquer parte.

Terceiro passo: Cada participante deverá apresentar-se e formar um caminho próximo ao “poço”.

Quarto passo: O último a colocar o pé, concluindo o caminho, será convidado a percorrê-lo em direção ao “poço” e abri-lo.

Quinto passo: Ao abri-lo, o jovem encontrará o presente que deverá conter uma mensagem especial, pois este presente deverá ser compartilhado.

Sexto passo: O último a receber a partilha do presente será convidado a ir até o “poço” e tirar de dentro dele o próximo símbolo, que serão as letras recortadas.

Sétimo passo: Este participante convidará uma ou duas pessoas para ajudá-lo a formar a palavra com as letras e colocá-la em frente ao “poço” (se o catequista perceber que eles não conseguem formar a palavra, deverá ajudá-los com algumas pistas; por exemplo, se a palavra for JESUS, perguntar quem é o Filho de Maria).

Oitavo passo: Os participantes que ajudaram a formar a palavra deverão ir até o “poço” e retirar o próximo símbolo, que são as velas; depois devem distribuí-las a cada participante e acendê-las no Círio; um acende e partilha a luz com o outro, até que as velas de todos estejam acesas. Enquanto acendem as velas, cantar, por exemplo: “Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser e permanece em nós”. (ou outro canto à escolha)

Nono passo: Nesse momento, cada pessoa deverá escolher uma letra da palavra que foi montada e fixar a sua vela na letra que escolher.

Décimo passo: A seguir, o catequista instrui o grupo a fazer uma reflexão: “Jesus deverá estar sempre iluminando a nossa vida. Crer por crer é em vão. Se, porém, cremos que ele é a luz, o caminho, a verdade e a vida, tudo será diferente”.

Décimo primeiro passo: Depois da reflexão, alguém vai até o poço e retira o último símbolo, que é a Palavra de Deus, e proclama uma leitura (como sugestão: Mt 5,13-16).

OBS: Esta dinâmica poderá ser modificada de acordo com o grupo e com o tema. Por exemplo, se for aprofundado o texto da samaritana (Jo 4), deverá conter elementos do Evangelho (água).

Fonte: Livro “Dinâmicas para encontros de jovens” (Paulinas) – adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário