quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Lixo X Meio Ambiente

• Objetivo:
Desenvolver a preocupação com a preservação do meio em que vivemos.

• Material:
Um salão ou o próprio local fechado onde o grupo se reúne, vassouras de acordo com o número de participantes, pazinhas de lixo, 4 baldes pequenos com saco de lixo, bastante papel picado e sujeira de acordo com que você ache conveniente para jogar no salão, bancos e/ou cadeiras e um barbante um pouco maior que a largura da sala onde se aplicará a dinâmica.

• Desenvolvimento:
- Antes de entrarem no salão, forme um espaço grande retangular dentro do salão com as cadeiras e/ou bancos.
- Espalhe o lixo de forma que todo o espaço que você formou tenha este lixo.
- Pegue os baldes e espalhe pelo salão, preferencialmente debaixo das cadeiras e/ou bancos de
maneira que não fique muito oculto.
- Espalhe as vassouras e pazinhas de lixo próximo do local. Divida o espaço em dois com o barbante.
- Verificando que o local está uma verdadeira sujeira, convida-os para oração inicial dentro do espaço com o lixo. Eles certamente não se sentirão à vontade, mas faça a oração inicial mesmo assim.
- Logo depois o ANIMADOR explica que a dinâmica será com dois times (sugestão: pode ser meninas contra os meninos), cada time deverá se livrar da sujeira antes do outro, aquele time que terminar de limpar antes será o vencedor.
- Enquanto eles estiverem limpando você escolhe duas pessoas (OS BAGUNÇADORES) de cada time para bagunçar e sujar a área do adversário, peça para espalhar a sujeira do outro, pegar o lixo que estiver no balde e espalhar novamente, fazendo com que a turma empurre o lixo para a área do time adversário.
• Após 15 minutos peça para todos pararem e sentarem (inclusive os BAGUNÇADORES) e inicie os questionamentos:
- Será que realmente nos preocupamos em zelar pelo nosso meio ambiente?
- Será que sempre tentamos nos livrar das sujeiras em frente a nossa casa empurrando o lixo para frente da calçada do vizinho, como hoje estávamos jogando o lixo na área do outro time?
- Será que ao nos livrarmos dos nossos lixos, nós nos preocupamos em não deixar as águas das chuvas levar esses lixos para bueiros, córregos e rios provocando enchentes?
- Será que ao atirarmos um saco de lixo em terrenos baldios nós nos preocupamos com os moradores ao redor que ficam expostos à proliferação de insetos e ratos, causando doenças a seus familiares?
- Será que quando chupamos uma bala, uma pastilha ou um picolé, nos preocupamos em jogar a embalagem no lixo ou desistimos e jogamos a embalagem no chão?

- Será que Deus fica contente ao saber que nós, ao viajarmos, jogamos todo tipo de lixo pelas estradas e até pontas de cigarros correndo o risco de provocar incêndios no mundo que Ele criou?

- Que tal, ao vermos um de nossos amigos jogando a embalagem de bala no chão, chamássemos a atenção dele para guardar aquela embalagem no bolso até encontrar uma lixeira?
Assim, com esses pequenos hábitos, transformaremos as pessoas ao nosso redor e também, a nossa casa comum. 

Fonte: http://afontedevida.blogspot.com.br/2010/02/dinamicas-e-quebra-gelo-para-grupos-2.html (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário