Preparação: Elaborar dois jogos de cartas de cartolina:
1.
O primeiro com cartas numeradas – tantas cartas quanto for o número de grupos
que puder formar com sua turma.
2.
O segundo com cartas onde está escrito o nome do símbolo que será desenhado.
Símbolos que podem ser usados e seu significado:
➢ Alianças – representa
a união.
➢ Anjo – mensageiro de
Deus.
➢ Bacia – simboliza o
Batismo.
➢ Bíblia – Palavra de
Deus.
➢ Cajado – representa o
Bom Pastor, aquele que conduz as ovelhas.
➢ Cálice – representa o
Sangue de Cristo.
➢ Círio Pascal –
representa a luz de Cristo ressuscitado.
➢ Cobra – representa a
tentação, o mal.
➢ Coroa – representa a
realeza de Cristo Rei, ou de Maria, Rainha do Céu.
➢ Coroa de Espinhos –
símbolo da Paixão de Cristo.
➢ Cruz – símbolo do
cristão – representa Cristo que venceu a morte.
➢ Estola – representa o
mandato sacerdotal do padre.
➢ Fogo – simboliza o
Espírito Santo.
➢ Igreja – Casa de Deus
– comunidade de cristãos.
➢ Ovelha – representa
os discípulos de Jesus.
➢ Pão – representa a
Eucaristia.
➢ Peixe – símbolo de
Cristo, marca dos cristãos nas primeiras comunidades – as letras dessa palavra
em grego ΙΧΘΥC formam as iniciais da frase "Jesus Cristo, Filho de Deus,
Salvador".
➢ Pomba – símbolo do
Espírito Santo.
➢ Presépio – representa
o nascimento de Jesus.
➢ Terço – representam
as rosas que queremos oferecer a Nossa Senhora, em forma de oração.
➢ Trigo – representa o
pão eucarístico.
➢ Uva – simboliza o
vinho sagrado, que se torna sangue de Cristo.
Podem
ser colocados outros símbolos, desde que se saiba o que representam para a
nossa fé. É importante que haja mais símbolos do que a quantidade de rodadas
que serão feitas. Ex: Se forem 5 grupos e se fizer 3 rodadas, serão necessárias
pelo menos 17 cartas de símbolos diferentes.
Execução: Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 adolescentes cada
uma.
Embaralhar
as cartas com números, e também as que têm o nome dos símbolos, mas sem deixar
que a turma veja o que está escrito nelas. Deixar as cartas todas de cabeça
para baixo. Um monte com as cartas numeradas e outro com as cartas de símbolos.
Cada turma indicará um dos membros para
desenhar na primeira rodada.
O catequista pega as cartas com números e
abre em leque, sem deixar que vejam os números.
Pedir aos indicados de cada grupo para
escolher uma ficha e ver seu número. A ordem que seguirão para desenhar será
conforme o número que tiraram. Ex: Quem pegou o número 1 será o primeiro a
desenhar, depois o 2, e assim por diante.
Depois que foi estabelecida a ordem de
participação de cada grupo, o desenhista do primeiro grupo vem no quadro para
desenhar.
O catequista pega as cartas dos símbolos e
pede que ele escolha uma, mas não pode deixar que ninguém veja, apenas o
catequista pode ver.
O adolescente vai ao quadro e começa a
desenhar o símbolo que sorteou. Se alguém do grupo acredita que sabe o que ele
está desenhando, deve dizer “AQUI” levantando a mão.
Quem está desenhando para imediatamente e não
diz nada. Quem falou e levantou a mão diz qual é o desenho. Se acertar, aquele
grupo ganha um ponto. Se errar o grupo é desclassificado e o desenhista
continua a desenhar, até que outro se manifeste.
O primeiro desenhista termina quando alguém
acerta qual é o símbolo. Então, o catequista pergunta o que esse desenho
representa para a nossa fé.
O grupo que souber ergue a mão para falar. Se
acertar esse grupo também ganha um ponto. Mas, se errar, outro grupo poderá
falar. Se nenhum grupo acertar, o catequista diz o que aquele desenho simboliza
para a nossa fé.
Depois o desenhista que vem em seguida pega
outra carta (como fez o primeiro) e começa a desenhar. Todos os grupos tornam a
participar.
A rodada termina quando todos os desenhistas
tiverem participado (fazendo um desenho cada um).
Então, se houver tempo, o catequista inicia
uma nova rodada, e cada grupo deve escolher outro desenhista. Ao final do jogo,
ganha a equipe que conseguiu maior número de pontos.
Fonte:
https://soucatequista.com.br/dinamica-dos-simbolos-da-nossa-fe.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário