segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Dinâmica dos símbolos da nossa fé

Preparação: Elaborar dois jogos de cartas de cartolina:
1. O primeiro com cartas numeradas – tantas cartas quanto for o número de grupos que puder formar com sua turma.
2. O segundo com cartas onde está escrito o nome do símbolo que será desenhado. Símbolos que podem ser usados e seu significado:

Alianças – representa a união.
Anjo – mensageiro de Deus.
Bacia – simboliza o Batismo.
Bíblia – Palavra de Deus.
Cajado – representa o Bom Pastor, aquele que conduz as ovelhas.
Cálice – representa o Sangue de Cristo.
Círio Pascal – representa a luz de Cristo ressuscitado.
Cobra – representa a tentação, o mal.
Coroa – representa a realeza de Cristo Rei, ou de Maria, Rainha do Céu.
Coroa de Espinhos – símbolo da Paixão de Cristo.
Cruz – símbolo do cristão – representa Cristo que venceu a morte.
Estola – representa o mandato sacerdotal do padre.
Fogo – simboliza o Espírito Santo.
Igreja – Casa de Deus – comunidade de cristãos.
Ovelha – representa os discípulos de Jesus.
Pão – representa a Eucaristia.
Peixe – símbolo de Cristo, marca dos cristãos nas primeiras comunidades – as letras dessa palavra em grego ΙΧΘΥC formam as iniciais da frase "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".
Pomba – símbolo do Espírito Santo.
Presépio – representa o nascimento de Jesus.
Terço – representam as rosas que queremos oferecer a Nossa Senhora, em forma de oração.
Trigo – representa o pão eucarístico.
Uva – simboliza o vinho sagrado, que se torna sangue de Cristo.

Podem ser colocados outros símbolos, desde que se saiba o que representam para a nossa fé. É importante que haja mais símbolos do que a quantidade de rodadas que serão feitas. Ex: Se forem 5 grupos e se fizer 3 rodadas, serão necessárias pelo menos 17 cartas de símbolos diferentes.

Execução: Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 adolescentes cada uma.
Embaralhar as cartas com números, e também as que têm o nome dos símbolos, mas sem deixar que a turma veja o que está escrito nelas. Deixar as cartas todas de cabeça para baixo. Um monte com as cartas numeradas e outro com as cartas de símbolos.
Cada turma indicará um dos membros para desenhar na primeira rodada.
O catequista pega as cartas com números e abre em leque, sem deixar que vejam os números.
Pedir aos indicados de cada grupo para escolher uma ficha e ver seu número. A ordem que seguirão para desenhar será conforme o número que tiraram. Ex: Quem pegou o número 1 será o primeiro a desenhar, depois o 2, e assim por diante.
Depois que foi estabelecida a ordem de participação de cada grupo, o desenhista do primeiro grupo vem no quadro para desenhar.
O catequista pega as cartas dos símbolos e pede que ele escolha uma, mas não pode deixar que ninguém veja, apenas o catequista pode ver.
O adolescente vai ao quadro e começa a desenhar o símbolo que sorteou. Se alguém do grupo acredita que sabe o que ele está desenhando, deve dizer “AQUI” levantando a mão.
Quem está desenhando para imediatamente e não diz nada. Quem falou e levantou a mão diz qual é o desenho. Se acertar, aquele grupo ganha um ponto. Se errar o grupo é desclassificado e o desenhista continua a desenhar, até que outro se manifeste.
O primeiro desenhista termina quando alguém acerta qual é o símbolo. Então, o catequista pergunta o que esse desenho representa para a nossa fé.
O grupo que souber ergue a mão para falar. Se acertar esse grupo também ganha um ponto. Mas, se errar, outro grupo poderá falar. Se nenhum grupo acertar, o catequista diz o que aquele desenho simboliza para a nossa fé.
Depois o desenhista que vem em seguida pega outra carta (como fez o primeiro) e começa a desenhar. Todos os grupos tornam a participar.
A rodada termina quando todos os desenhistas tiverem participado (fazendo um desenho cada um).
Então, se houver tempo, o catequista inicia uma nova rodada, e cada grupo deve escolher outro desenhista. Ao final do jogo, ganha a equipe que conseguiu maior número de pontos.

Fonte: https://soucatequista.com.br/dinamica-dos-simbolos-da-nossa-fe.html

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