Durante a Campanha da Fraternidade (CF),
também as crianças ocupam lugar especial na divulgação, propagação e reflexão
do tema “Fraternidade e políticas públicas”. Isso porque elas costumam
compartilhar com a família aquilo que aprenderam nos encontros catequéticos, o
que é muito bom, pois, desta forma, ajudam os pais e irmãos a refletirem um
pouco mais sobre o assunto.
Mas como trabalhar o tema da CF 2019 nos
encontros catequéticos? Confira algumas sugestões abaixo:
Era uma vez…
Crianças adoram ouvir histórias. Então, uma
sugestão que pode dar certo é criar uma narrativa envolvendo algum personagem
dentro do contexto do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como
lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O objetivo da CF
2019 é, segundo o texto-base, estimular a participação dos fiéis em políticas
públicas – ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos
possam ter vida digna – à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja.
É uma temática ampla que aborda questões de educação, meio-ambiente, segurança,
saúde, desenvolvimento social, entre outras ações.
Pensando nisso, crie uma historinha com
diversos personagens que moram em um lugar muito afastado da cidade, desconhecido
por todos. Podemos chamá-lo de “Vilarejo da Desesperança”. O local possui todo
tipo de problemas, mas o pior deles é a falta de água e, com isso, a escassez
de alimento. Em um determinado momento da história, um personagem da cidade
grande, o Emanuel, chega àquele lugar. Ele observa tudo atentamente e se
compadece com o sofrimento daquelas pessoas. Ele vê também uma criança que não
tem sapatos, e por este motivo, vai à escola descalça. Emanuel conversa com as
pessoas para saber do que elas precisam, e sai em busca de ajuda. Dias depois
ele retorna ao vilarejo com um grupo de 12 pessoas que o ajudam a “reconstruir”
aquele local. Eles cavam poços artesianos para as famílias e ajudam as pessoas
a plantar suas hortas. Todos estão radiantes de alegria por terem água e por
saber que agora podem plantar tudo o que quiserem, pois a seca não matará as
sementes. Emanuel tira de uma sacola um par de tênis e entrega para a criança.
No fim, todos estão tão felizes que mudam o nome do local para “Vilarejo da
Esperança”.
No fim da história, converse com as crianças
sobre a importância de conhecer como vivem as pessoas ao nosso redor e do
quanto é importante ajudar os necessitados.
Dicas de aplicação:
* Fantoches
* Contação de história
* Contação de história
* Música
* Teatro
* Teatro
Você pode utilizar vários meios para realizar
esta atividade. Escolha o que esteja de acordo com a sua realidade na
catequese.
Reflexão
Em um dos encontros, apresente para as crianças dois personagens:
Em um dos encontros, apresente para as crianças dois personagens:
Joãozinho: ele
não vai para a escola porque sua casa fica muito longe; para chegar até a
escola, ele precisa caminhar quilômetros de distância, sozinho, por estrada de
chão.. Joãozinho gosta muito de estudar, porque aprende muitas coisas, mas as
dificuldades do caminho o impedem. Ele sonha em ser professor. Seus pais querem
muito que ele estude para ter uma vida melhor, porém têm medo de deixar o
menino caminhando sozinho pelo longo caminho até a escola.
Marquinhos:
mora bem perto da escola, mas não está frequentando porque precisa ajudar no
sustento da família, coletando lixo reciclável nas ruas. Seus pais acreditam
que ele não precisa estudar e que ganhar dinheiro para comprar alimento é o
mais importante. Marquinhos sonha ser um astronauta. Ela passa todos os dias na
frente da escola e se entristece por não poder estudar.
Após apresentar os dois personagens, pergunte
às crianças o que é possível fazer para tentar reverter a situação dos dois
meninos. Anote do quadro negro o nome dos personagens e as ações que podem ser
feitas para que os dois possam frequentar a escola.
Luz, câmera, ação…
Que tal gravar um vídeo-depoimento das
crianças perguntado para cada uma delas o que elas entendem por vida digna e o
que elas acreditam que pode melhorar a vida das pessoas mais necessitadas?
Antes de gravar, converse com as crianças mais uma vez sobre essa temática e
ensaiem o que cada uma pode falar. Você pode colocar as crianças sentadas no
chão (na sala de catequese ou num ambiente externo, como um jardim ou na frente
da Igreja, por exemplo), lado a lado, em formato de meia lua. Com o celular se
posicione na frente da primeira criança que irá falar, de forma a enquadrá-la
na tela. Assim que ela terminar, direcione o telefone com um movimento suave
para a próxima criança que deverá falar em seguida, e assim sucessivamente.
O vídeo pode ser apresentado para toda a
comunidade, e também nas redes sociais da paróquia.
As crianças são o futuro…
Prepare encontros catequéticos dinâmicos e
aproveite a Campanha da Fraternidade para gerar novas ideias de como trabalhar
com as crianças. Lembre-se de que elas são o futuro da nossa sociedade, por
isso é tão importantes despertar nelas a consciência sobre os problemas sociais
e o que podemos fazer para solucioná-los.
Fonte:
https://soucatequista.com.br/prepare-encontros-catequeticos-sobre-a-campanha-da-fraternidade.html
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