segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AVENTAL CONTADOR DE HISTÓRIA SOBRE O LIVRO DE JONAS


Quem não gosta de uma boa história? Na Bíblia há centenas de narrativas que, se bem preparadas, vão semeando a Palavra de Deus e encantando os corações dos catequizandos, sempre atentos quando se trata de ouvir histórias. Vamos, então, confeccionar um avental contador de histórias sobre o livro de Jonas, que neste mês a Igreja do Brasil está lendo e aprofundando?
Garanto que, para costurar o avental, vai logo aparecer aquela avozinha, amiga da catequese, que ficará encantada em ajudar, ou aquela catequista habilidosa e prestativa, sempre presente nas nossas paróquias. O modelo do avental deve ser o de amarrar no pescoço. Vamos lá?
Há duas maneiras de se apresentar a história: na primeira, todos os personagens são colados ou costurados e haverá, então, um avental para cada história. Na segunda, apenas um avental onde os personagens serão presos com alfinete de segurança ou com velcro.

Material:
Um avental de Tecido liso ou TNT . Para confeccionar os personagens, retalhos de feltro, tecido, EVA ou cartolina. Precisaremos também de cola, tesoura, agulha e linha, velcro ou alfinetes de segurança. Capriche nos acabamentos. Vai ficar muito bonito! Veja os desenhos do avental no fim do post.

Passo-a-passo para a narração do texto bíblico:
Leia a passagem texto várias vezes até ser capaz de escrever um resumo, sem recorrer à Bíblia. Marque os momentos mais importantes da narrativa e prepare os personagens. Depois, é só organizar a história ao longo do avental, contar a história e encantar a turma! É tempo de resgatar a catequese narrativa. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário