segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vamos festejar "Cristo Rei"?


Queridos Catequistas da Iniciação Cristã,
As Sagradas Escrituras e os documentos da nossa Igreja apontam na direção da nossa missão:
  • “Cristo, Rei e Senhor do universo se fez servidor de todos, não veio “para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate por muitos”(Mt28,20)
  • “Servindo a Cristo também nos outros, com paciência e humildade, conduzam seus irmãos ao Rei. O Senhor quer dilatar seu reino, reino “de verdade e vida, reino de santidade e graça, reino de justiça, amor e paz.”(LG 36)

Para dinamizar com os catequizandos:
  1. Pelo que nós conhecemos das historias, dos filmes e da televisão, como são e como vivem os reis? (Anotar as respostas no quadro - ou numa cartolina - dividido ao meio: Reino dos homens x Reino de Deus).
  2. Reflexão: Jesus nos mostra qual é o seu Reino em Jo 18, 33-37.
  3. Através de perguntas sobre o que já conhecem da vida de Jesus, preencher o lado do “Reino de Deus”, fazendo oposição ao que foi escrito no “Reino dos homens”.
  4. O nosso querido Papa Bento XVI, numa festa de Cristo Rei, disse: “Jesus quer reinar no coração das pessoas e, a partir daí, sobre o mundo. Ele é rei de todo o universo, mas o ponto crítico, o lugar onde o seu reinado corre perigo é o nosso coração”. Por que será que o Papa disse isso? (Dar tempo para as respostas; após a partilha, distribuir um coração feito em cartolina para cada participante. Providenciar também lápis e borracha para cada um).
  5. Continuando o Papa fez a pergunta: - “Que resposta daríamos a Jesus hoje se Ele nos perguntasse : Como posso ser Rei na tua vida?” E o Papa também quis responder; sabem qual foi a sua resposta ? “Eu lhe responderia que, para que Ele reine em mim, necessito da sua graça abundantemente.”
  6. Bento XVI disse que precisa da ajuda da graça de Deus para que Jesus reine em seu coração. E nós, também precisamos da ajuda de Deus? Quem acha que sim, vai escrever a lápis, bem de leve, no coração que recebeu o que precisa ser arrancado para que Jesus possa ser o seu verdadeiro Rei. Depois, calmamente, vai apagando o que está errado e substituindo por aquilo que Jesus gostaria de encontrar no seu coração, para de lá nunca mais sair. Agora você pode escrever bem forte. Não se esqueça de guardar o coração num lugarzinho especial para que você possa ler o que escreveu quando precisar.
Feliz Festa de Cristo Rei!

Um comentário:

  1. Muito boa esta dica para festejarmos Cristo Rei, uma solenidade importante.Sou coordenadora de catequese e vou dá esta ideia para trabalharmos coma as crianças e perseverantes.

    ResponderExcluir