segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festas Juninas



Queridos Catequistas,

Estão chegando as festas juninas tão queridas por todos nós. Juninas ou Joaninas?

O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes do nosso povo.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, costumes, danças típicas como o forró e a quadrilha. Os franceses acrescentaram à quadrilha, passos inspirados na dança da nobreza européia. A  dança-de-fitas, comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e Espanha. Já, os fogos de artifício foram trazidos pelos chineses.

Estas festas fazem parte do calendário  das paróquias e as equipes de organização já devem estar se preparando. Hum! Só de lembrar dá água na boca: canjica, cocada, pé-de-moleque, cuscus, bolo de aipim e tapioca. E as brincadeiras que a criançada adora?

São festas simples e alegres, que reúnem a comunidade paroquial, sendo ótimas oportunidades para novas amizades.

Bem, acho que agora podemos tratar da decoração da festa. Que tal aprender a fazer bandeirinhas de origami? Ficam lindas! Vamos lá? Só precisamos de revistas, régua e tesoura.


Passo-a-passo:
  1. Retire a folha com cuidado e dobre ao meio no sentido horizontal. Corte, separando as duas metades. Cada folha dá duas bandeirinhas.
  2. Tome uma das partes, dobre ao meio no sentido vertical e passe uma régua para marcar bem.
  3. Em seguida, dobre formando um triângulo em cada extremidade do papel, mas em sentido contrário.
  4. Dobre novamente ao meio, ficando um triângulo sobre o outro. Está pronta a sua bandeirinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário