segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sugestão para trabalho com grupos de adolescentes e jovens



Estamos no mês de outubro, mês das Missões. Vamos conhecer um pouco da vida da padroeira das missões?


Teresinha, santa dos tempos modernos
Santa Teresinha tinha tudo para ser esquecida bem depressa: nove anos de uma vida escondida num convento sem nada de famoso, e a morte, aos 24, de tuberculose.  Aparentemente, nada de espetacular. Porém seu heroísmo estava em viver e fazer todas as coisas com muito, muito amor. Ela deixou registrada a sua trajetória espiritual num lindo livro:  A história de uma alma.

            Após sua morte, o Pe. Prévost dá os primeiros passos na causa da  sua beatificação. O processo foi mais rápido do que se podia esperar. O Papa Pio X chamou Teresinha “a maior santa dos  tempos modernos.”

            Em 1921 o Papa Bento XV promulgou o decreto de heroicidade de suas virtudes. Depois, seu sucessor, Pio XI, fez dela a “estrela de seu pontificado”. No dia de sua beatificação, 23 de abril de 1923, sua vida foi considerada uma “Palavra de Deus” para o nosso século.

            Finalmente, no dia 17 de maio de 1925, o Papa Pio XI, diante de cinqüenta mil pessoas dentro da Basílica e diante de mais de quinhentas mil na Praça de São Pedro, em Roma, canoniza Teresinha. A cerimônia contou com a presença de 33 cardeais e 250 bispos do mundo inteiro. Dois anos depois o mesmo Papa proclama Santa Teresinha “padroeira principal das missões”, junto ao grande missionário São Francisco Xavier.

            O Papa Pio XII, em 1944, declarou-a padroeira da França. No dia das Missões de 1997, ano do centenário de sua morte, Teresinha foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II.


Sugestão para trabalho com grupos de adolescentes e jovens:
1. Dividir a turma em grupos.

2. Sugerir a apresentação de um trabalho sobre a vida de Santa Teresinha. Cada grupo poderá optar por cartazes, dramatização, música etc.

3. Lembre-se: A vida dos santos é excelente meio de evangelização. São eles os verdadeiros heróis que devem ser apresentados aos nossos adolescentes e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário